Elton mayo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Elton Mayo
Australiano, Elton Mayo nasceu no ano de 1880, e teve uma carreira bastante diversificada, chegou a freqüentar o curso de Medicina, fez pesquisas na África e foi professor na Universidade de Queensland. Entretanto alcançou notoriedade internacional, por suas experiências na fábrica Western Eletric, em Chicago (EUA), entre os anos de 1927 e 1932, contrapondo-se nelas aos princípioscientíficos do trabalho de Taylor. Nas suas pesquisas tinha como principal objetivo à exploração das ligações entre a motivação e o resultado final do trabalho dos empregados, concluindo nessas pesquisas que o fator humano nas organizações deveria ser recuperado presente em uma época em que a produção em massa desumanizante era mais apreciada. Elton W. Mayo acabou falecendo no ano de 1949.
A origemda Teoria das Relações Humanas
A necessidade de se humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano. Neste sentido, a Teoria das Relações Humanas se revelou um movimento tipicamente americano e voltado para uma democratização dos conceitos administrativos.
O desenvolvimento daschamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia, bem como a sua crescente influência intelectual e suas primeiras tentativas de aplicação à organização industrial. Realmente, as ciências humanas, gradativamente, vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.
As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foramcapitais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é considerado o fundador da escola. Dewey, indiretamente, e Lewin, mais diretamente, também contribuíram enormemente para a sua concepção. Também a sociologia de Pareto foi fundamental, apesar de nenhum dos autores do movimento inicial ter tido contato direto com a sua obra, mas apenas com o seu maior divulgador na época, nos Estados Unidos.
Asconclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida entre 1972 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, pondo em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.
A Experiência de Hawthorne
A partir de 1924, a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos iniciou alguns estudos para verificar a correlação entre produtividade e iluminação do local de trabalho, dentro dospressupostos clássicos de Taylor.
Um pouco antes, em 1923, Mayo conduzira uma pesquisa em uma indústria têxtil próxima a Filadélfia. Essa indústria tinha problemas de produção, uma rotação de pessoal anual ao redor de 250% e havia tentado inutilmente vários esquemas de incentivos. Mayo introduziu inicialmente um intervalo de descanso, deixou a critérios dos operários na decisão de quando as máquinasdeveriam ser paradas e contratou uma enfermeira. Em pouco tempo, emergiu um espírito de grupo, a produção aumentou e a rotação de pessoal declinou.
Em 1927, o Conselho Nacional de Pesquisas iniciou uma experiência em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne e cuja finalidade também era a de determinar a relação entre intensidade da iluminação e aeficiência dos operários, medida por meio da produção. Essa experiência que se tornaria famosa foi coordenada por Elton Mayo, e logo estendeu-se também ao estudo da fadiga, dos acidentes no trabalho, da rotação de pessoal (turnover) e do efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados. Os pesquisadores verificaram que o resultado da experiência era prejudicado por variáveisde natureza psicológica. Tentaram eliminar ou neutralizar o fator psicológico até então estranho e impertinente razão pela qual a experiência se prolongou até 1932, quando foi suspensa em razão da crise de 1929.
A literatura a respeito da Experiência de Hawthorne é bastante volumosa. A Western Electric fabricava equipamentos e componentes telefônicos. Na época, desenvolvia uma política de...
tracking img