A crise de 29.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os estados unidos, depois de liderarem a economia capitalista mundial ate 1929, foram sacudidos por violenta depressão econômica que abalou toda sua estrutura e também a Fe na infalibilidade dosistema. A política do liberalismo foi então substituída pelo New Deal: a intervenção do estado foi implantada em muitos setores da atividade econômica, o ideal do equilíbrio orçamentário deu lugar aoprincipio do déficit planejado e adotaram-se a previdência e a assistência sociais para atenuar os efeitos das crises. A progressiva intervenção do estado na economia caracterizou o desenvolvimentocapitalista a partir da segunda guerra mundial. Assim, foram criadas empresas estatais, implantadas medidas de protecionismo ou restrição na economia interna e no comercio exterior e aumentada aparticipação do setor publico no consumo e nos investimentos nacionais.
A maior parte das antigas colônias tornou-se independente, modificando substancialmente a relação de subordinação econômica as metrópoles.Em muitos setores, a concentração de empresas passou a ser dominante, formando poderosos complexos empresariais, dentro e fora das fronteiras dos países de origem. Surgiram as empresasmultinacionais, com participação societária de pessoas ou organizações domiciliadas em diferentes países.
No auge da chamada grande depressão, dramatizada pela“sexta-feira negra” da bolsa de Nova York, em 29 de outubro de 1929, o desemprego atingiu um quarto da população economicamente ativa dos Estados Unidos. Essa foi a mais grave depressão da historia docapitalismo, debilitando a economia de diversos países durante uma década. Foi também uma das causas do surgimento do nascimento e do fascismo.
Depressão econômica e uma queda de grandes proporções naatividade econômica e se caracteriza por forte diminuição da população, desemprego generalizado e grande redução nos movimentos de capital. Constitui uma manifestação exacerbada da fase...
tracking img