Crise de 29

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
INTRODUÇÃO 2
1. O QUE LEVOU A GRANDE DEPRESSÃO DE 29 3
1.1 PRODUÇÃO EXCESSIVA 4
1.2 MODO DE VIDA AMERICANO 4
1.3 RETRAÇÃO DE CONSUMO NA EUROPA 4
1.4 PADRÃO OURO 1925 5
2. O QUE ACONTECEU DURANTE A CRISE DE 1929 5
2.1 PRODUÇÃO, CONSUMO E CRÉDITO 6
2.2 NOITE-NEGRA ( WALL STREET RUIU) 7
2.3 REDUÇÃO DE COMPRA E CONSUMO 7
2.4 A GRANDE RECESSÃO DESEMPREGO E POBREZA GERAL 7
2.5 ATOTARIFÁRIO SMOOT-HAWLEY 8
2.6 DEFLAÇÃO E PREÇOS BAIXOS 8
2.7 A TAXA DE JUROS 9
3. QUAIS OS PAÍSES QUE FORAM ATINGIDOS 9
3.1 CANADÁ 9
3.2 ALEMANHA 10
3.3 ÁSIA 10
3.4 BRASIL 10
3.5 UNIÃO SOVIÉTICA 10
4. COMBATE A GRANDE DEPRESSÃO E A REAÇÃO A GRANDE DEPRESSÃO 11
4.1 NEW DEAL ( NOVO ACORDO) 11
4.2 RECONSTRUCTION FINANCE CORPORTATION (CORPORAÇÃO DE RECONSTRUÇÃO FINANCEIRA). 12
4.4 DEMAISAGENCIAS/ÓRGÃOS 12
5. CONCLUSÃO ( LEGADO ) 12





INTRODUÇÃO

Ao falar sobre a crise de 1929, conhecida como a grande depressão, é preciso ter em mente que toda crise econômica é um desequilíbrio entre produção e consumo, algo que sempre ocorreu mesmo antes do capitalismo, uma particularidade das crises em um modo geral, é que ocorre primeiro em bens de capital e depois em bens de consumo.Podemos definir bens de capital, como todos os bens usados na produção de outros bens, ou seja, maquinários, equipamentos edifícios dentre outros recursos, para definir bens de consumos podemos dizer que todos os bens que sejam possíveis classificar como bem final, que já passou por todo o processo de transformação, a qual podia, e que pronto para ao uso pelo seu consumidor final.
Podemos entãomostrar que a crise de 29 teve seus pilares tanto em bens de consumos quanto em bens de produção que veio de certa forma seja indireta ou diretamente atingir a todos, seja por causa de um padrão de vida, seja pela rotina, seja pela falência mais de fato, todos foram atingidos.
As principais características dessa crise foi à quebra da bolsa de valores de Nova York, que criou um efeito em cascata,derrubando as produções, que por sua vez levou dezenas e centenas de empresas a falência, que por sua vez ocasionou as demissões e consequentemente o desemprego em massa.
Porem as empresas que não faliram se viu obrigada a reduzir os salários , assim como os preços dos produtos que vendiam e consequentemente os seus lucros, para que conseguisse sobreviver a esse período, onde percebemos que foipreciso um jogo de cintura, de todos os lados.
O foco de nossa pesquisa será o que a causou a crise de 29, o que aconteceu durante a crise, e como conseguiu vencer esse período de grande dificuldade, que ficou marcado como a pior crise financeira de que se tem historia, sendo assim esses os fatos relevantes que iremos mostrar a seguir.








1. O QUE LEVOU A GRANDE DEPRESSÃO DE 29

Asindústrias norte-americana no final do século XIX, que estava em crescimento com a segunda revolução industrial, sendo assim as transações de produtos agrícolas e industriais, por meio de abertura de créditos aos aliados se intensificaram junto com as concessões de empréstimos aos países aliados como a frança e a Inglaterra.
Com isso beneficiado pela primeira guerra mundial a produçãonorte-americana apresentou um salto gigantesco, destacando-se as empresas de comida enlatada, maquinas, petróleo dentre outras, que fomentaram a economia nesse período.
Com a economia em alta, a vida dos norte-americanos teve um grande salto, onde até dez anos seguintes após a guerra ter terminado, foram invejados por muitos, que também queriam ter aquele mesmo estilo de vida, mais eram impossibilitadospor causa reconstrução pós-guerra, que estavam passando.
É importante destacar também que a imprensa se desenvolveu muito, com a chegada de revistas, desenhos, teatro, exposições de artes, e com os surgimentos de rádios como NBC e BBC, que logo e tornariam referencia.
A economia em pleno desenvolvimento e as empresas com sua produção elevada chegou num momento em que as exportações tiveram um...
tracking img