Elevador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Elevador de manutenção telescópico vertical

EMTV

MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

ZELOSO ®
DESDE 1956

PREFÁCIO

ELEVADOR DE MANUTENÇÃO
APLICAÇÃO:
Este manual contém informações para a operação e manutenção, bem como uma lista ilustrada de peças do ELEVADOR DE MANUTENÇÃO de fabricação exclusiva da ZELOSO .

MODELOS :
EMTV 208 EMTV 210 EMTV 212
E ALGUNS SOB ENCOMENDA

OPÇÕESPARA RODAS:
RF = RODAS DE FERRO RU= RODAS DE FERRO REVESTIDAS DE POLIURETANO RN= RODAS DE NYLON RPN= RODAS PNEUMÁTICAS (ESPECIAL)

02

SEÇÃO I FINALIDADE
Este manual tem por finalidade fornecer informações técnicas para operação e manutenção correta do ELEVADOR DE MANUTENÇÃO.

PROPÓSITO
O ELEVADOR DE MANUTENÇÃO foi projetado para elevar o operador e equipamentos em diversas situações.DESCRIÇÃO
O ELEVADOR DE MANUTENÇÃO é um equipamento dotado de uma torre telescópica que eleva a gaiola até a altura desejada para que se possa realizar o devido trabalho, este conjunto é montado em uma base móvel, o que proporciona o deslocamento de um local para outro sem nenhuma dificuldade. A elevação é feita por um conjunto elétro-hidráulico constituido de moto bomba, reservatório, conjuntode válvulas e cilindro hidráulico.

GAIOLA

TORRE TELESCÓPICA

CONJUNTO ACIONADOR

FIXAÇÃO
03

CONJUNTO ACIONADOR
O conjunto acionador é responsável pelo envio do óleo hidráulico ao cilindro de elevação proporcionando o movimento da “gaiola”.

ESTRUTURA
Estrutura leve, porém resistente construída em tubos, chapas e perfilados de aço soldados elétricamente com acabamento em pinturade esmalte sintético a base de poliuretano na cor laranja segurança padrão ZELOSO ®.

RODAS
Duas rodas em eixo giratório e duas fixas unidirecionais. Todas com rolamentos de esfera blindados e lubrificados.

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO
O EMTV tem os movimentos de elevação e descida da “gaiola” vinculados ao avanço e retorno do cilindro hidráulico. O comando deste movimento é feito ao serpressionado um dos botões da botoeira de comando.

04

SEÇÃO II OPERAÇÃO
A botoeira de comando na plataforma e no painel elétrico possui 3 (três)botões. O botão verde ao ser pressionado; liga o motor e eleva a plataforma enquanto estiver sendo pressionado, ao soltar-se o botão, a plataforma para na altura que estiver. O botão vermelho, quando pressionado, comanda a válvula solenóide de descidada plataforma e esta desce por gravidade. O terceiro botão, de emergência, ao ser acionado, desliga o comando até ser destravado. Existe no conjunto acionador um registro que quando aberto permite a descida da plataforma no caso de falta de energia elétrica. Existe um fim de curso elétrico limitando a altura máxima da plataforma.

EMERGÊNCIA

SOBE

DESCE

05

SEÇÃO III PRÁTICAS DEMANUTENÇÃO VERIFICAÇÃO PERIÓDICA VERIFICAÇÃO DIÁRIA
• Verifique o ELEVADOR quanto a danos aparentes, limpeza geral e ausência de obstáculos em seu percurso. • Elimine todas as partículas e eventuais contaminantes, dando ênfase as regiões dos eixos das rodas, dos rodizios e cilindros. • Verifique se há vazamento de óleo. • Óleo hidráulico recomendado ISO-VG 68. (± 20L )

VERIFICAÇÃO A CADA TRÊS MESESDE OPERAÇÃO
• Verifique o estado geral quanto ao desgaste excessivo. • Verifique as rodas quanto ao desgaste excessivo. • Engraxe as articulações com graxa multiuso de boa marca.

TESTES, VERIFICAÇÃO E PESQUISA DE DEFEITOS
• Sempre que desejar verificar o perfeito funcionamento do ELEVADOR
DE MANUTENÇÃO e após ter efetuado qualquer operação de manutenção

ou montagem ou desmontagem, procedaao seguinte teste. Eleve a plataforma sem carga até a altura máxima e deixe-a elevada, em seguida verifique por alguns instantes se a gaiola esta descendo, caso esteja,verifique se há algum vazamento aparente no cilindro e nas conexões entre o conjunto acionador e o cilindro.

06

LIMPEZA GERAL
A limpeza do ELEVADOR DE MANUTENÇÃO é efetuada com produtos neutros normais para limpeza. Não...
tracking img