Eletroquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ELETROQUÍMICA


É o ramo da química que se estuda as relações químicas para produzir eletricidade.
Uma substância muito eletrizada pode gerar energia elétrica, e energia elétrica podeeletrizar uma substância.
A energia elétrica faz parte da física, mas por certas substâncias poderem produzir energia elétrica também faz parte da química, formando a físico-química.Eletroquímica trata da conversão de energia química em energia elétrica nas células galvânicas (como nas pilhas e baterias).
Nas pilhas pode-se produzir eletricidade capaz de acender uma lâmpada ou fazerfuncionar um pequeno motor.
Não existe nenhum aparelho eletrônico que funcione sem pilhas ou baterias, desde um relógio, uma calculadora, uma lanterna até um celular.
A eletroquímica éimportante também em pesquisas médicas e biomédicas, pois estuda as reações eletroquímicas em células vivas. Os bioquímicos estão interessados na natureza elétrica dos impulsos nervosos de animais que como aenguia, que transformam energia química em energia elétrica, capaz de dar um choque em seus inimigos.
A eletroquímica está presente em nosso dia-a-dia. Em casa, como nos brinquedos, controles,lanterna, computadores, portão eletrônico, etc. Nas indústrias, como peças de automóveis cromadas e fabricação de semijoias. Na medicina, como a bateria do marca-passo.

1

Corrosão eletroquímicaA corrosão eletroquímica é um processo espontâneo, passível de ocorrer quando o metal está em contato com um eletrólito, onde acontecem, simultaneamente, reações anódicas e catódicas.

A formação daferrugem Reação anódica (oxidação) Fe → Fe2+ + 2e Reação catódica (redução) 2H2O + 2e → H2 + 2OH–
O produto final da corrosão, ou seja, a ferrugem, consiste nos compostos Fe3O4 (coloração preta) eFe2O3.H2O (coloração alaranjada ou castanho-avermelhada).

Fe3O4 + 2H2O + H2 2Fe(OH)3 → Fe2O3.H2O + 2H2O

2

Pilha galvânica Área anódica (Fe) sofre o desgaste. Área catódica (Cu) sofre...
tracking img