Eletronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MÓDULO IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS COMPONENTES NA PLACA DO TELEVISOR I. Localização dos componentes - Quando abrimos o televisor para consertar, podemos identificar seus circuitos através de peças principais, inconfundíveis. Nesta aula daremos uma noção de como identificar estes principais componentes na placa do televisor. Observe as figuras 1 e 2: Faz tudo – É o maior CI do TV e com maiornúmero de componentes em volta. Dentro dele temos os circuitos de vídeo, cor, horizontal, vertical, FI e som. O nome “faz tudo” é usado apenas na escola. Também é chamado de “one chip”; Microcontrolador - Ou micro é o CI perto do teclado com um cristal de quartzo ligado nos seus pinos. É o “chefe” porque controla todas as funções do TV. Na maioria das vezes possui um CI menor perto dele chamado memóriaEEPROM. “Fly-back” – Transformador de ferrite de onde saem os fios de MAT (alta tensão), foco e “screen”. Componente muito fácil de encontrar; Saída horizontal – Transistor grande (de potência) num dissipador ao lado do “fly-back”; Saída vertical e saída de áudio – Dois CIs de potência, sendo o vertical num dissipador maior e ligado no conector do “yoke” e o áudio num dissipador menor ligado noalto falante; Seletor de canais – Também chamado de “varicap”, tem o aspecto de uma caixa blindada onde entra o sinal da antena; Saídas RGB – Três transistores de média potência localizados na placa do tubo; Fonte de alimentação – A fonte começa no cabo de força. Ali encontraremos os quatro diodos retificadores, filtro principal (o maior eletrolítico do TV), fusível, fusistor (um resistor de altapotência, porém de baixo valor), uma chave liga/desliga em alguns TVs, o trafo “chopper” de ferrite e o CI grande STR fazendo parte da fonte chaveada. Algumas TVs possuem um transistor “Mosfet” e um CI menor no lugar do CI STR.

1.

2.

3. 4. 5. 6. 7. 8.

II. Como testar o transistor de saída horizontal a) No circuito - Na escala de X1, medir coletor e emissor nos dois sentidos. O ponteirosó deve mexer num sentido. Se mexer nos dois, o transistor está em curto. Colocar a ponta vermelha na base e a preta no coletor. O ponteiro não deve mexer. Se mexer, o transistor está em curto. Veja a figura 5: Fora do circuito - O teste é igual ao feito no circuito, porém usando a escala de X10K.

b)

III. Como testar o CI STR da fonte para ver se não está em curto a) STR de 5 pinos - Em X1coloque a ponta preta no pino 2 e a vermelha no 3 e 4. O ponteiro deve parar na mesma posição. Se parar diferente, o CI está com defeito. A seguir meça entre os pinos 3 e 4 nos dois sentidos. Se o ponteiro mexer nos dois, o CI está em curto. STR de 9 pinos - Em X1 coloque a ponta preta no pino 3 e a vermelha no 1 e 2. O ponteiro deve parar na mesma posição. Se parar diferente, o CI está comdefeito. A seguir meça entre os pinos 1 e 2 nos dois sentidos. Se o ponteiro mexer nos dois, o CI está em curto. Veja como testar os dois tipos de STR na figura 6:

b)

www.burgoseletronica.net

1

www.burgoseletronica.net

2

EXERCÍCIO - Identifique os principais componentes na placas de TV das FIGS 3 e 4:

ABCD-

EFGH-

www.burgoseletronica.net

3

www.burgoseletronica.net

4 EXERCÍCIOS 1. Identifique na figura 7 quais transistores de saída H estão bons e com defeito:

2.

Veja abaixo na figura 8 o teste de três saídas H no circuito:

Qual dos três está normal no teste em x1: ( 3. Veja ao lado na figura 9 o teste em x1 do CI STR de 5 pinos: Verificamos que ele está: ( A ) Bom ( B ) Com defeito ( C ) Não dá para saber com este teste

) 1

(

) 2

() 3

www.burgoseletronica.net

5

MÓDULO IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS COMPONENTES DO HORIZONTAL I. Localização dos principais componentes do horizontal – Antes de localizar as principais peças desta etapa veja na figura 10 a estrutura básica do circuito. Acompanhe abaixo como proceder para encontrar o horizontal na placa do televisor (figura 11): Fly-back – Transformador de ferrite de...
tracking img