Seguranca em navios tanques

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Segurança de Navios Tanque e Terminais 1. Objetivo Este procedimento reúne instruções de segurança para navios tanques e terminais e descreve o uso de equipamentos de proteção individual e critérios básicos de segurança a serem obedecidos pelo carregador. 2. Abrangência Este Procedimento se aplica a todas as áreas de operações . 3. Referências Normativas NR-06 da Portaria nº 3.214 de 08.06.78ISGOTT 4. Disposições Normativas 4.1 Equipamento de Proteção Individual Considera-se equipamento de proteção Individual todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. Os equipamentos de proteção individual e sua utilização devem atender a NR-06 da Portaria nº 3.214 de 08.06.78 e as normas próprias de cada cia., aplicáveis a cada caso. Deverãoser adquiridos EPI com Certificado de Aprovação (CA), conforme determina a NR-06, que devem estar em boas condições de conservação e limpeza durante o uso, de forma a resguardar suas características de proteção ao trabalhador. Os principais EPI's a serem usados nos serviços são: Uniforme: Deverá ser padronizado, preferencialmente de cor cinza e confeccionado em brim. Não poderá ser usado materialsintético com fibras inflamáveis, preferencialmente usar materiais não propagadores de chama. As camisas devem ser usadas por dentro das calças. Capacete: Deve ser sempre em poliuretano de alta densidade e ajustado corretamente. Recomenda-se lavagem periódica Luvas: A proteção dos membros superiores será feita por luvas conforme tabela a seguir:

Calçado de Segurança:

A proteção dos membrosinferiores será feita por calçados de segurança, podendo ser bota ou sapato, com solado isento de objetos e/ou superfícies metálicas, inclusive pregos para não provocar formação centelhas quando em contato com superfícies metálicas e pisos de concreto em áreas com presença de gases inflamáveis. Proteção Facial e Visual: Serão usados óculos de PVC com proteção total. Proteção Respiratório: Onde oplano de combate a incêndio e situações de emergência determinar, serão usadas máscaras cujo fornecimento e treinamento para uso serão de responsabilidade da cia administradora da base local. Cinto de Segurança: A proteção contra queda, será feita por meio de cintos de segurança de couro. Coletes e Bóias Salva-Vidas: Devem estar disponíveis no píer, cabendo ao operador do terminal providenciá-los emantê-los, sendo um (1) conjunto (colete + bóia) localizado nas pontas e no meio do píer, num total mínimo de três (3) "kits", dispostos de forma a atender situação de homem na água na proteção contra afogamento.

4.2 Segurança nas Operações 4.2.1 Lacração Fechar e lacrar as válvulas que não serão usadas e possam propiciar a retirada de produto durante o bombeio. Atenção especial deve ser dada asválvulas de alívio. Durante a operação de bombeio, a válvula de alívio na linha de entrada do tanque recebedor deve permanecer aberta, enquanto que, a válvula de alívio na linha de saída do tanque recebedor deve permanecer fechada e lacrada. Se existir outro tanque com o mesmo produto e não programado para receber, a válvula de alívio da linha de entrada deverá permanecer fechada e lacradadurante a

operação de bombeio. Sempre que existir um trecho da linha com válvula na posição "fechada", deverá haver um sistema de alívio que esteja na posição "aberta". 4.2.2 Vazão de Bombeio Assegurar sempre que o início do bombeio se processe em ritmo lento, subindo gradativamente até atingir a pressão previamente ajustada. Quando o tanque operar pela primeira vez ou estiver vazio, a vazão atécobrir a parte superior da linha de recebimento será correspondente à velocidade de 1m/seg., obedecendo à seguinte tabela:

4.2.3 Válvulas de Dreno das Bacias de Contenção. As válvulas de dreno das bacias devem permanecer fechadas. Se por algum motivo for necessário sua abertura durante o bombeio, deverá permanecer um operador do terminal ao seu lado, acompanhando o serviço que estiver sendo...
tracking img