Xenofobia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Xenofobia

Um estudo sobre Nordestinos no Rio de Janeiro














Introdução

Este trabalho tem por objetivo abordar o tema da xenofobia, mais especificamente o da xenofobia contra nordestinos e mostrar, por meio de estudos, as formas que este preconceito toma e seu impacto na vida daqueles que são discriminados.
Iniciamos nosso estudo com o conceito de xenofobia,demonstrando seu caráter patológico e as formas de tratamento conhecidas assim como a importância do estudo deste fenômeno.
A partir deste estudo teórico, que contou com informações de estudos científicos, reportagens, blogs que abordam o tema com relatos de discriminação etc., decidimos entrevistar pessoas que se mudaram do Nordeste para o Rio de Janeiro e poderiam fornecer uma visão de dentro doproblema.
A elas, aplicamos um questionário padrão e buscamos compreender o porquê do comportamento discriminatório e, principalmente, como poderia ser desestimulado. O estudo e as diferentes visões provenientes das entrevistas promoveram uma análise mais objetiva, diminuindo a influência de idéias do senso comum.
Pudemos perceber que os nordestinos, em sua maioria, vêm para o Sudeste em buscade melhores oportunidades de vida, mas esbarram em diversas dificuldades decorrentes de pré-conceitos. Pré-conceitos estes que não são, por vezes, admitidos pela sociedade, ainda que tenhamos vislumbres sobre como esta temática é encarada (a novela Senhora do Destino é emblemática ao reforçar estereótipos, por exemplo).
Estes assuntos serão abordados no desenvolvimento e sintetizados nasconsiderações finais. Aqui, fazemos algumas reflexões sobre a problemática relacionada às relações entre as pessoas de diferentes regiões de nosso país e possíveis formas de diminuir os tratamentos prejudiciais.
Por fim, elencamos as informações de referência bibliográfica e anexamos as entrevistas realizadas.


A Xenofobia

Xenofobia é uma palavra de origem grega, em que xénos significaestrangeiro e phobos é relacionado a medo, horror. Em nosso contexto, é mais utilizada como horror ao estranho, antipatia ou aversão a pessoas e objetos estranhos ou diferentes. O termo tem várias aplicações e usos, o que muitas vezes provoca confusões em relação ao significado. Este conceito também se estende, de forma um tanto polêmica, a qualquer discriminação de ordem racial, grupal – em referência agrupos minoritários – ou cultural. Esta acepção causa certa ausência de clareza, pois é assim confundida com preconceitos, e nem todos eles são considerados fobias.
A xenofobia, como doença psiquiátrica, é considerada uma perturbação psicológica de característica fóbica. O indivíduo portador possui medo excessivo de situações e pessoas estranhas, teme tudo o que é diferente para ele (exceto oscasos de medo natural do desconhecido; nesse caso não é considerado xenofobia). Sua principal característica é a elevada ansiedade desenvolvida a partir de situações vividas por um indivíduo quando se depara com um fato inédito ou estranho.

Raízes da Xenofobia

A xenofobia (em seu contexto não doentio) é um dos fenômenos mais presentes na história e também um dos mais característicos de nossasociedade. Compreende-se que a xenofobia tem origens no começo dos tempos modernos, pois se torna fácil a identificação de movimentos xenofóbicos em diversos acontecimentos históricos, tendo como exemplo o episódio do Nazismo.
A xenofobia vem se intensificando com o processo de globalização, que enfatiza trocas econômicas sem contemplar a importância da multiplicidade de identidades culturais. Ocrescimento da mobilidade geográfica/social também acirra a xenofobia.
Os Países Capitalistas mais desenvolvidos têm atraído forte imigração das áreas capitalistas pobres e, dos países que adotavam o Regime Socialista. Os migrantes de ex-colônias e de outras áreas do antigo Terceiro Mundo têm fornecido mão-de-obra que passou a concorrer com os trabalhadores locais. Diante da recente recessão,...
tracking img