Voip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
significado de voip: voice over internet protocol,pag6
R:Voz sobre IP, também chamada de VoIP (Voice over Internet Protocol), telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga ou voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviçossuportados pela rede de dados.Empresas que fornecem o serviço de VoIP são geralmente chamadas provedoras, e os protocolos usados para transportar os sinais de voz em uma rede IP são geralmente chamados protocolos VoIP. Existe uma redução de custo devido ao uso de uma única rede para carregar dados e voz, especialmente quando os utilizadores já possuem uma rede com capacidade subutilizada, que podetransportar dados VoIP sem custo adicional. Chamadas de VoIP para VoIP no geral são gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes públicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP.Considera-se a telefonia IP a agregação do VoIP com outros serviços agregados para a telefonia.
protocolos mais utilizados sip e h323, pag6
R: Videoconferência: H.323 versus SIP
As principais diferenças entre osprotocolos H.323 e SIP são apresentadas a seguir.
Filosofia
H.323: A filosofia do H.323 foi baseada em padrões bem definidos para comunicação em rede IP com recursos de multimídia.
SIP: O protocolo SIP foi desenvolvido para estabelecer uma sessão entre dois pontos. Não estabelece um padrão rígido para o estabelecimento da chamada, não possui suporte para conferência multimídia e a integração com osdiversos outros padrões normalmente é deixada à cargo de cada fornecedor.
Confiabilidade
H.323: Define um número de características para gerenciar falhas de entidades intermediárias da rede. Como exemplo, se um gatekeeper falha, o protocolo está preparado para utilizar um gatekeeper alternativo. Os endpoints H.323 podem se registrar a outro gatekeeper.
SIP: O SIP não dispõe de procedimentospara gerenciamento de falhas nos dispositivos. Se um agente SIP falha, não existe meios para que o Proxy venha detectar a falha, exceto se o Proxy enviar mensagens Invite para o dispositivo e aguardar o retorno dentro de um time-out determinado. Além disto, caso o Proxy falhe, o Agente SIP não possui mecanismos para detectar a falha.
Definição de Mensagem
H.323: Utiliza o padrão ASN.1(Abstract Syntax Notation 1), extremamente preciso e de fácil entendimento e utilizado por vários sistemas.
SIP: Utiliza o padrão ABNF (Augmented Backus-Naur Form) como notação sintática.
Codificação das Mensagens
H.323: O H.323 codifica as mensagens em um formato compacto binário, adequado para conexões de banda estreita ou de banda larga.
SIP: As mensagens SIP são codificadas no formato textoASCII, adequadas para a leitura. Como conseqüência, as mensagens são maiores e menos adequadas à redes que envolvem requisitos piores para processamento e largura de banda.
Protocolos de Transporte Utilizados
H.323: RTP/RTCP.
SIP: RTP/RTCP.
Load Balancing
H.323: Possui habilidade para efetuar load balance entre endpoints ao longo de um número de gatekeepers alternativos. Em adição, osendpoints reportam sua disponibilidade e capacidade total, de forma que chamadas endereçadas para um conjunto de gateways poderão por exemplo ser melhor distribuídas através dos mesmos.
SIP: Não possui recursos para “load balancing”.
Escalabilidade na Sinalização de Chamada
H.323: Quando um gatekeeper é utilizado, ele pode prover uma resolução de endereço através de uma troca de mensagens RAS ouele pode rotear todo o tráfego de sinalização. Em grandes redes, o modelo de conexão direta (canal H.245 aberto entre os dois endpoints) pode ser utilizado, de forma a reduzir a carga de processamento de um gatekeeper.
SIP: Não possui estes recursos. Todas as chamadas SIP são endereçadas a um Proxy. Ao Proxy é requerido no mínimo a troca de 3 mensagens para cada chamada.
Escalabilidade na...
tracking img