Eletronica digital e microcontroladores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Breve Introdução aos Microprocessadores

Introdução

Tudo começou quando o homem começou a contar as coisas. Quanto mais coisas eram acumuladas, mais difícil era o controle das quantidades.


Quando começou o comércio, ou seja, a troca de bens e mercadorias, o controle do dinheiro tornou-se um problema a ser resolvido. Avançando no tempo, surgiram as calculadoras, para facilitar avida do homem, cometencio-se menos erros.

1. Histórico

As calculadoras até então eram mecânicas e limitadas a cálculos como adição e subtração. Por coincidência ou não, estas são as duas únicas operações matemáticas que os microprocessadores sabem fazer. Veremos isso um pouco mais adiante.


Surgiram os semicondutores. Surgiram os transistores. Surgiu a idéia de construir umacalculadora eletrônica.

A primeira tentativa de construir uma calculadora foi o que hoje é chamado de computador ENIAC, feito de válvulas eletrônicas e do tamanho de um prédio de 4 andares. Consumia uma energia enorme e só era ligado à noite por causa deste consumo elevado. Os bairros ao redor do prédio tinham problemas com a tensão elétrica baixa em virtude do ENIAC.


Criado na SegundaGuerra Mundial para calcular trajetórias balísticas, o conceito de arquitetura do ENIAC é até hoje aplicado nos modernos microprocessadores. John Von Neumann foi o criador deste conceito.

Os semicondutores avançaram e surgiu a idéia de fabricar circuitos inteiros integrados em um único encapsulamento. Surgiram os CIs (Circuitos Integrados) que, como não poderia deixar de ser, era uma calculadora.Financiada pelos japoneses, uma jovem empresa formada por engenheiros vindos da Fairchild foi contratada para produzir em grande escala CIs para calculackrnas. Seu nome era INTEL, de INTegrated ELectronics.

A Intel começou produzindo memórias, que eram a base para os modernos processadores. Além do mais, memórias podem ser utilizadas sem que seja em um microcomputador. Ela foi aprimeira a produzir e patentear os microprocessadores.

Com o avanço e a produção em larga escala, o preço dos microprocessadores caíam e um
executivo da Intel, Gordon Moore, lançou a chamada Lei de Moore: “A cada ano e meio a capacidade de um microprocessador dobra e seu preço cai.

Muitos microprocessadores eram utilizados em microcomputadores no final da década de 70 e início da década de80, mas não havia um padrão. Muitos eram os microcomputadores chamados de PC, que significa Personal Computer ou computador pessoal. Este conceito de com putador pessoal é o mesma da escova de dentes: cada pessoa deve ter o seu PC.

No começo da década de 80, um padrão em termos de microprocessadores estava se fundamentando. Era o ZILOG Z80.

A Zilog é uma empresa formada por engenheirosdissidentes da Intel que trabalhavam em um projeto de microprocessador que esta achou inviável produzir. Esse grupo de engenheiros saiu da Intel e fundou a Zilog, produzindo o Z80 — microprocessador de 8 bits em encapsulamento de 40 pinos, que não dependia de outros circuitos integrados no que dizia respeito ao controle de seu processamento.

A IBM (International Business Machine) viu ummercado crescente de PCs e, sendo ela uma tradição em computação eletrônica, encarou o desafio de lançar seu próprio PC, que se chamaria IBM-PC.

Não havia tempo para produzir um microprocessador IBM. Com o prazo se esgotando, um engenheiro propôs aos executivos da IBM um microcomputador com arquitetura aberta, do Inglês open architecture. Tratava-se de montar um microcomputador com partes jáencontradas no comércio.

Os demais componentes, como monitor, teclado, microprocessador e memórias foram escolhidos entre os fabricantes existentes que, contratados pela 1DM, produziriam conforme especificação para a 1DM.
Então, o que é da IBM? O que torna o IBM-PC impossível de copiar (hoje dizemos clonar) um IBM-PC? O que dá direito autoral à 1DM sobre o seu IBM-PC? A resposta é o...
tracking img