Apostila de edm (eletronica digital e microcontroladores)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor : Mateus Marques Pereira

Apostila de EDM (Eletronica Digital e Microcontroladores) para o

2º ano de Mecatrônica – 2008 – Colégio Salesiano Dom Bosco

Americana – SP

Objetivo

Este material irá apresentar o microcontrolador AT90S2313 da arquitetura AVR com aplicações práticas. Também o conteúdo servirá de consulta na aprendizagem para o desenvolvimento do hardware eprogramação do microcontrolador. Em laboratório as informações aqui contidas neste documento são de grande importância, pois ajudará a trabalhar com o Kit (placa de desenvolvimento) da escola onde serão feitas as primeiras experiências e exercícios.

Outro ponto que deve ser relevado é que os novos hardwares (projetos) feitos pelos leitores/alunos sejam, se possível, migrados para o microcontroladorATTINY2313. O motivo de tal mudança é a introdução de um novo componente com mais funções e com fabricação dentro das normas ambientais da Atmel (fabricante dos componentes citados). Porém o funcionamento e a programação são idênticos ao do AT90S2313.

Sumário
Introdução 4
O Microcontrolador AT90S2313 5
Cristal Oscilador 8
Arquitetura do AT90S2313 9
Memórias 11
Memória de Programa –Program Memory 15
Memória de Dados – Data Memory 16
Portas de Entrada/Saída – I/O Ports 18
Interrupções – Interrupts 23
Temporizadores/Contadores (T/C) – timers / counters 31
Modulação por largura de pulso – PWM (Pulse With Modulation) 44
Comparador Analógico – Analog Comparator 46
Comunicação Serial – UART (Universal Asynchronous Receiver Transmitter) 49
Comunicação Serial do microcontroladorAT90S2313 51
ANEXOS 59

Introdução

A eletrônica digital está cada vez mais sendo aperfeiçoada e integrada com novas tecnologias. Cada vez mais o mercado está necessitando de aplicações que exijam rapidez e precisão na execução de processos. Os microcontroladores podem estar sendo usados nessas circunstâncias com o melhor custo e velocidade de concretização do projeto, mas isso depende daaplicação/projeto, se por acaso for complexo, outras tecnologias deverão que ser utilizadas.

Os microcontroladores são circuitos integrados capazes de monitorar e atuar em vários dispositivos eletromecânicos ou elétricos como em válvulas e sensores. Também o microcontrolador é capaz de armazenar dados (informações) como por exemplo de um teclado ou de um dispositivo com protocolo decomunicação serial. O uso deste dispositivo está em vários ramos: telecomunicações, industrial, farmacêutico, alimentício, têxtil, residencial entre outros.

Em seu invólucro interno temos várias partes que são comuns entre várias arquiteturas (modo que as partes do CI estão dispostas) de microcontroladores existentes. As partes consistem em: memória de programa (memória do tipo flash), memória de dados(memória RAM), contadores/temporizadores (timers), mecanismos de interrupção, comunicação com protocolo serial e portas de entrada/saída. O entendimento desse conjunto de partes é de grande importância para o desenvolvimento do aluno na disciplina e em algum projeto que esteja envolvido.

Para acessar todos esses recursos do microcontrolador devemos programá-lo. As linguagens mais utilizadas naprogramação de microcontroladores são o assembly e a linguagem C. O assembly é muito utilizado quando a aplicação tem restrições em limite de espaço de programa e de tempo de execução. Na linguagem C o desenvolvimento do software é bem integrado com muitas funções concluindo o trabalho da aplicação com um tempo bem menor.

O Microcontrolador AT90S2313

O microcontrolador AT90S2313 é um CIde 20 pinos. O ATTINY2313 é a nova versão do AT90S2313. Fazendo uma comparação pino a pino percebe-se que o novo integrado tem mais funções como mostra a Figura 1.

[pic]

Figura 1. Diferenças entre o AT90S2313 e ATTINY2313

Existem pinos no AT90S2313 que tem mais que uma função. É importante notar essa característica, pois no momento de realizar um projeto dedicado talvez seja...
tracking img