Eletricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
eUniversidade De São Paulo Faculdade De Educação Metodologia Do Ensino De Física I Professor Doutor Maurício Pietrocola

Os riscos da eletricidade no cotidiano

Arianne Pissuto. Ingrid Morselli de Oliveira. João Carlos Campos Strasburg.

NºUSP: 6434291 NºUSP: 6434905 NºUSP: 5969365

Índice Descrição I- Apresentação do Módulo de Ensino. II- Mapa conceitual. III- Quadro sintético. IV-Atividade 1. V- Atividade 2. VI- Atividade 3. VII- Atividade 4. VIII- Atividade 5. IX- Bibliografia. X – Anexos. Página 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Título: Os riscos da eletricidade no cotidiano Apresentação: Esse módulo de ensino foi elaborado pensando em colocar em prática tudo aquilo que é ensinado sobre eletricidade em sala de aula. É sabido que fios desencapados podem ocasionar choques, que nãodevemos colocar a mão na tomada, ou ainda, que aparelhos domésticos, quando utilizados de maneira incorreta, podem causar sérios danos e até a morte de indivíduos. O conteúdo de Eletricidade, quando explicado em sala de aula, pode parecer distante da realidade do aluno. São introduzidos conceitos de corrente elétrica, resistência, diferença de potencial, mas o mais importante quase sempre não éfeito: não há uma ligação desses conceitos teóricos com o cotidiano do aluno. Dessa maneira, a física que envolve esses fenômenos tão próximos da nossa realidade passa despercebida e mal-entendida. A ideia principal desse módulo é apresentar algumas situações do cotidiano e mostrar a física envolvida nelas. Introdução: Quantas vezes já não foram noticiadas situações envolvendo acidentes domésticospelo mau uso dos aparelhos? Ou ainda, notícias sobre descargas elétricas que atingem residências e causam destruição e morte de pessoas? Como funcionam os aparelhos domésticos? Quais os riscos que eles podem causar? Como a eletricidade afeta o nosso cotidiano? Essas questões podem ser respondidas se entendermos melhor o funcionamento dos aparelhos, desde a função de cada componente até a passagem decorrente elétrica por eles. Justificativa: A partir desse curso esperamos fazer com que o aluno se identifique com a matéria estudada em sala de aula, já que muitas vezes a abordagem feita pelos professores é mais expositiva e dessa maneira o aluno tem a falsa impressão de que tudo o que lhe é ensinado não se relaciona com o que acontece no seu cotidiano. Objetivo: Fazer com que o aluno entenda ofuncionamento de aparelhos que ele utiliza em casa e os riscos que eles podem causar caso sejam utilizados de maneira errada. Público-alvo: Alunos de ensino médio que já possuam conhecimento em eletricidade. Número de aulas: 5 atividades divididas em 7 aulas. Conteúdo físico abordado: Corrente elétrica, diferença de potencial elétrico, resistência, materiais condutores e isolantes. Temática deinteresse: Abordagem da energia elétrica em relação aos perigos que ela pode causar no cotidiano do aluno. Aparelhos utilizados em casa, que podem causar sérios riscos quando não utilizados com consciência. Além disso, reforça os conteúdos relacionados Eletricidade, aprendidos no ensino médio.

MAPA CONCEITUAL O objetivo da construção desse mapa é determinar uma seqüência de assuntos, todos elesrelacionados à Eletricidade. Partindo do tema “elétrons”, conseguimos criar v|rias trilhas que envolvem temas conceituais e assuntos do cotidiano.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA A seqüência retirada do mapa conceitual foi a seguinte: DESCARGA ELÉTRICA → APARELHOS ELETRODOMÉSTICOS → ELETRICIDADE → →CORRENTE ELÉTRICA → D.D.P. → RESISTÊNCIA → CONDUTOR/ISOLANTE.

QUADRO SINTÉTICO: Atividades propostasAtividade 1: Entendendo o funcionamento de um aparelho elétrico. Momentos  1º contato com aparelhos desmontados;  Resposta a um questionário: para que serve, como funciona, e quais os riscos devido à utilização deles;  Debate e explicações.  Relação com os conceitos físicos: corrente, resistência e DDP;  Condução e isolamento: exposição de materiais;  Análise e discussão: qual material é...
tracking img