Eletricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UFC
Universidade Federal do Ceará
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Elétrica
















Aurores:

Disciplina: Introdução a Engenharia Elétrica
Professor: Henrique Cunha





Fortaleza
Março - 2011
RESUMO



O objetivo do presente relatório é, de modo geral, discorrer sobre o curso de engenharia elétrica, abordando temas referentesa história da eletricidade e eletromagnetismo, bem como o desenvolvimento de seus conceitos, os quais são fundamentais para a consolidação e desenvolvimento dessa engenharia GRADUAÇÃO.

A engenharia envolve a relação entre a obtenção do conhecimento e sua prática, baseando-se nesta sequência: teoria, experimentação e prática. Com a evolução do conhecimento e das tecnologias, surge aengenharia elétrica, a partir da eletrotécnica e da eletrônica, dividindo -se em três grandes áreas: eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica.

Essa organização estrutural foi formulada e consolidada no decorrer do século XX, orientando a composição do currículo de modo que os engenheiros eletricistas estivessem sempre prontos a atender as necessidades da sociedade.


SUMÁRIO1. INTRODUÇÃO 04

2. HISTÓRIA 05

3. DEFINIÇÃO 10

4. CURRÍCULO 13

5. ÁREAS DE TRABALHO 15

6. CONCLUSÃO


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


INTRODUÇÃO



A eletricidade e o magnetismo, a partir do século XVI, são estudados com rigor científico e, somenteno século XIX, desenvolveu-se uma relação entre os estudos desses fenômenos. O edifício teórico do eletromagnetismo, base de todos os desenvolvimentos da eletrotécnica, foi definitivamente estabelecido em 1873 por James Clerk Maxwell, criador das equações gerais do eletromagnetismo, que sintetizam elegante e magistralmente essa área do saber. As equações de Maxweel, como ficaram conhecidas prevêema existência das ondas eletromagnéticas, e anuncia que a própria luz é uma forma de eletromagnetismo. Tal entendimento dessas equações foi difícil em virtude da falta de conhecimento avançado de ferramentas de cálculo matemático que possibilitam a melhor compreensão da teoria eletromagnética.

Com o desenvolvimento das teorias aliadas aos experimentos e às práticas nasce a engenharia. Odesenvolvimento do conhecimento e da tecnologia tornou o alcance de atuação da engenharia mais abrangente, surgindo, dessa forma, suas várias ramificações como a engenharia elétrica que será fortemente abordada nesse relatório.

A evolução da humanidade se processa de forma contínua, porém, tem-se observado alguns saltos esporádicos de maior transformação. É nesse contexto que a engenhariaelétrica tem se desenvolvido desde a sua concretização.

Este conhecimento que está em constante desenvolvimento produz uma tecnologia capaz de se renovar de três em três anos, dobrando, assim, o conhecimento relativo a essa área e, consequentemente, atualizando seu currículo.


2. HISTÓRIA

Nas civilizações antigas, já eram conhecidas as propriedades elétricas de alguns materiais.A palavra eletricidade deriva do vocábulo grego elektron (âmbar), como consequência da propriedade que tem essa substância de atrair partículas de pó ao ser atritada com fibras de lã.1

• O Início da Ciência


William Gilbert (1544-1603) iniciou o estudo sistemático da eletricidade e conseguiu provar que não é apenas o âmbar que adquire essa estranha propriedade. Com as descobertasde Gilbert seguiu-se uma grande quantidade de pessoas construindo aparelhos eletrostáticos. Através dessas máquinas várias descobertas foram feitas: A descoberta de que objetos carregados eletricamente se repeliam ou atraíam. Também foi descoberto que existem dois tipo de materiais, os que conduzem eletricidade (condutores) e os que não conduzem (isolantes). Verificou-se também que era possível...
tracking img