Eletricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade 1 – Magnetismo
Objetivos da aula
Reconhecer, através da história, a importância do magnetismo; Conceituar e aplicar as características e propriedades de um imã, bem como as grandezas magnéticas.

1.1 Introdução
A descoberta dos fenômenos magnéticos desencadeou o modelo de desenvolvimento tecnológico vivenciado nos dias atuais. Apesar de o magnetismo não ter tido aplicação prática pormuito tempo, seus fundamentos propiciaram relacioná-lo com a eletricidade, originando uma série de inovações tecnológicas.

1.2

Histórico

Não se tem registro do início do estudo sobre o magnetismo, nem de sua origem. Os gregos já sabiam desde a antiguidade, que certas pedras da região da Magnésia, na Ásia Menor, atraíam pedaços de ferro. Esta rocha era a magnetita (Fe3O4). As rochas quecontêm o minério que apresenta este poder de atração são chamadas de ímãs naturais.

Em 1600, William Gilbert descobriu a razão de a agulha de uma bússola orientar-se em direções definida, pois a Terra é um ímã permanente. O fato de o polo norte da agulha ser atraído pelo

1

Polo Norte geográfico da Terra, implica dizer que este polo é, na realidade, polo sul magnético. Isso se verifica aosaber que polos de mesmo nome de dois ímãs repelem-se e de nomes opostos atraem-se.

Saiba Mais: http://servlab.fis.unb.br/matdid/1_2004/airton-josafa /magnetismo/principal.htm

1.3

Ímãs

Os ímãs têm seus domínios magnéticos orientados em um único sentido e possuem ao seu redor um campo magnético, em que exercem ações magnéticas. Pode-se citar como exemplo, a magnetita, que é um ímãnatural.

Todo ímã possui duas regiões denominadas polos, situados nos extremos do ímã, onde este exerce de forma mais intensa suas interações magnéticas. Os pólos são denominados Norte e Sul.

Saiba Mais: http://www.youtube.com/watch?v=BRDJmXhWaaM http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=pmd&cod=_p md2005_0605

1.3.1 Campo magnético de um Ímã
O campo magnético é a região do espaço emtorno de um material magnético em que se observam seus efeitos magnéticos, isto é, a sua atração e repulsão com outros corpos. Por ser invisível, convencionou-se que o sentido das linhas de indução é

2

tal que elas saem do polo norte e entram no polo sul fora do ímã; e saem do pólo sul e entram no polo norte dentro do ímã, conforme a Figura 1.1.

Figura 1.1 – Linhas de indução

1.3.2Inseparabilidade dos polos
Quebrando-se um ímã em forma de barra, em duas partes, não obteremos dois ímãs, um com somente o polo sul e o outro somente com o pólo norte, mas sim dois ímãs menores com ambos os polos, conforme a Figura 1.2. Se continuarmos dividindo o mesmo ímã, obteremos sempre o mesmo resultado. Isto se deve ao fato de que as propriedades magnéticas são intrínsecas às moléculas queconstituem o material.

3

Figura 1.2 – Inseparabilidade dos polos

1.3.3 Interação magnética entre dois ímãs
Observe nas Figuras 1.3 e 1.4 o comportamento das linhas de campo quando interagimos polos de mesmo nome (repulsão) e polos de nomes contrários (atração).

Figura 1.3 – Repulsão magnética entre polos de mesmo nome

Figura 1.4 – Atração magnética entre polos de nomes contrários4

1.3.4 Tipos de ímãs
O único ímã natural é a magnetita. Sua utilidade é, no entanto, apenas histórica, pois é rara, fraca e de difícil industrialização. A magnetita não passa de dióxido de ferro (Fe3O4).

Temos o ímã artificial, que se constitui de todo e qualquer objeto que tenha adquirido propriedades magnéticas através de processos de imantação. Porém, interessa-nos em nosso estudoos que são imantados pelo uso de corrente elétrica, sendo classificados em artificiais permanentes e artificiais temporários. Os artificiais permanentes têm a característica de conservarem o seu próprio campo magnético, mesmo depois de cessado o campo indutor ou a corrente elétrica, tal como o aço. Os artificiais temporários têm a característica de não conservarem o campo magnético depois de...
tracking img