O protonacionalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Nacionalismo Moçambicano : O Proto Nacionalismo



Bacharelato e Licenciatura em Ensino de História

Índice

1. O Nacionalismo 5
1.1. Conceito e origem do nacionalismo 5
1.2. O Nacionalismo no contexto Africano 6
2. O Nacionalismo Moçambicano: Proto nacionalismo 6
2.1. O Proto nacionalismo 6
2.2.Movimento nativista 1918 - 1927 7
2.2.1. O nativismo renovado – O Brado Africano 7
2.2.2. O Grémio Africano de Lourenço Marques – Relações sociais e culturais 8
2.2.3. O movimento social e cultural 9
2.3. O Associativismo Africano em Moçambique 9
2.3.1. O Associativismo Africano no sul de Moçambique 10
2.3.2. O Associativismo Africano na Zambézia e na Beira 11
2.3.3. O Associativismo Africano nonorte de Moçambique 12
2.4. O Nacionalismo em Moçambique 12
2.4.1. O Desenvolvimento do nacionalismo em Moçambique 12
2.4.2. Factores do surgimento do nacionalismo em Moçambique 13
2.4.3. Os principais movimentos nacionalistas moçambicanos 14
2.4.4. A luta pela independência em Moçambique 15
Conclusão 17
Bibliografia 18

Introdução

O presente trabalho visa fazer uma abordagem arespeito do tema “O Nacionalismo Moçambicano – O Proto Nacionalismo”. Este tema abarca as várias facetas do nacionalismo desde a sua origem, os factores e os movimentos, com vista ao conhecimento geral dos aspectos respeitantes ao nacionalismo em África em geral e em Moçambique em particular.

Os objectivos específicos do trabalho se sintetizam no seguinte: estudar o proto nacionalismo em Moçambiquee conhecer os factores e os movimentos associativos e os movimentos nacionalistas em Moçambique e contextualizar o nacionalismo Moçambicano.

A base da realização do trabalho foram as fontes bibliográficas que se encontram patentes na biblioteca da Universidade Pedagógica bem como buscas na internet.

O trabalho está estruturado do seguinte modo: Uma introdução, o desenvolvimento do tema,a conclusão e as referências bibliográficas.


1. O Nacionalismo

1.1. Conceito e origem do nacionalismo

O nacionalismo em sentido restrito, é um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, mais precisamente com o ponto de vista ideológico. O nacionalismo é a ideologia fundamental da terceira fase da história dahumanidade, a fase industrial, quando os estados nação se tornam a forma de organização político cultural que substituiu o império. http://pt.wikipedia.org/wiki/Nacionalismo, acessado a 25/03/2010.

Costuma diferenciar-se do patriotismo devido à sua definição mais estreita. O patriotismo é considerado mais uma manifestação de amor aos símbolos do Estado, como o Hino, a Bandeira, suasinstituições ou representantes. Já o nacionalismo apresenta uma definição política mais abrangente Por exemplo: da defesa dos interesses da nação antes de quaisquer outros e, sobretudo da sua preservação enquanto entidade, nos campos linguístico, cultural, etc., contra processos de destruição identitária ou transformação.

De acordo com http://pt.wikipedia.org/wiki/Nacionalismo O nacionalismo é uma antigaideologia moderna: surgiu na Europa pré-moderna e pós-medieval, a partir da superação da produção e consumo feudais pelo mercado capitalista, com a submissão dos feudos aos estados modernos (ainda absolutistas ou já liberais), com as reformas religiosas protestantes e a contra-reforma católica – fatos históricos estes que permitiram, ou até mais, que produziram o surgimento de culturasdiferenciadas por toda a Europa, culturas que, antes, eram conformadas, deformadas e formatadas pelo cristianismo católico, com o apoio da nobreza feudal.

Surgiu como uma ideologia popular revolucionária, pois foi contrária ao domínio imperialista político-cultural do cristianismo católico que se apoiava nos nobres feudais e ajudava a sustentar a superada, limitada e limitante economia feudal, mas...
tracking img