Eletricidade aplecada

786 palavras 4 páginas
ETAPA 1

Passo 1 (Equipe)
Assistir o vídeo indicado abaixo denominado “Mago da Física - Freio Eletromagnético (Leis de Faraday e Lenz)”, que aborda de forma criativa os conceitos a serem reafirmados nesse passo. Sites sugeridos para pesquisa
• Mago da Física – Freio Eletromagnético. Ano 2009. Disponível em . Acesso em: 02 nov. 2011.

Passo 2 (Equipe)

Fazer um resumo sobre o princípio físico apresentado através deste experimento conduzido no vídeo. Este resumo será utilizado no passo 4, portanto o padrão do resumo deverá seguir os critérios e formatação da ABNT.

RESUMO:

Para realizar este experimento precisaremos de um tubo oco de acrílico, um tubo oco de cobre, um imã cilíndrico e um cilindro de ferro não ima de mesma massa. Pegamos o tubo de acrílico e soltamos por dentro para que possamos ver o tempo de queda dos dois cilindros de mesma massa e notamos que a queda de ambos foram igual, em seguida pegamos o tudo de cobre e fizemos o mesmo experimento e notamos que o cilindro metálico de imã demorou mais tempo para que viesse a passar pelo tubo de cobre.
Nesse experimento pode ser ter uma dimensão de como as leis de Farady e Lenz contribuíram para grandes invenções de grande importância para a sociedade moderna e com as faltas de equipamentos modernos e, mesmo de maneira rudimentares conseguiram fazer varias experiências e obter de forma solida os conhecimentos modernos.

2. Descrição

A lei de Faraday-Neumann-Lenz, ou lei da indução eletromagnética, é uma lei da física que quantifica a indução eletromagnética, que é o efeito da produção de corrente elétrica em um circuito colocado sob efeito de um campo magnético variável ou por um circuito em movimento em um campo magnético constante. É à base do funcionamento dos alternadores, dínamos e transformadores.

Lei de Lenz: Segundo a lei de Lenz, o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente

Relacionados