Eletrecidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletricidade Estática


A parte da Física responsável pelo estudo das cargas elétricas em repouso é a eletrostática. Ou seja, a eletricidade associada a essas cargas. A carga elétrica é um entequantizado, e seu valor elementar é: e=1,6×10-19C. Cada corpocarregado eletricamente possui valores que são múltiplos inteiros da carga elementar. As cargas elétricas podem ser positivas, para osprótons e negativas para os elétrons, e cada um deles corresponde a uma carga elementar. No caso do elétron, seu valor é –e = -1,6×10-19C.
A carga elétrica é uma grandeza que se conserva. Ou seja, se umcorpo inicialmente neutro perder elétrons, perderá certa quantidade de cargas elétricas negativas. Portanto, irá adquirir um mesmo valor, em módulo, de cargas positivas.
As cargas elétricas são sujeitasa atração ou repulsão umas com as outras, segundo o princípio: “cargas elétricas de mesmo sinal se repelem. Cargas elétricas de sinais opostos se atraem”. Por exemplo: as positivas se repelem umasdas outras. As negativas se repelem umas das outras. Mas cargas positivas e cargas negativas se atraem. Isto pode ser observado simplesmente ao eletrizar dois objetos como dois pedaços de PVC. Uma vezque os dois estiverem carregados com cargas de mesmo sinal, surgirá entre eles uma força de repulsão.
Quando se fala de cargas elétricas em repouso, torna-se necessário contemplar suas interações comoutras cargas elétricas. Estas interações ocorrem a distância, sem contato físico entre os corpos carregados. Cada uma das cargas elétricas em questão cria em torno de si um campo elétrico quedecresce com o inverso do raio. Ou seja, quanto maior a distância, menor será a intensidade do campo elétrico. Isto é aceitável, uma vez que o fluxo de linhas de campo é mais intensa para áreas menores, numcampo que diverge de maneira radial. A figura ao lado mostra um campo elétrico gerado para uma carga positiva, com a linha azul representando uma circunferência tomada para analisar a concentração...
tracking img