Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Entenda o FULL – Text Search!


Introdução
 
A necessidade de realizar pesquisas em campos textos semore foi uma grande realizade. Em algumas das vezes conseguimos utilizar o LIKE, um operador que realiza a busca de uma palavra ou letra dentro de um campo texto. Porém muito das vezes a consulta pode ser prejudicada, porque o índice pode não ser utilizado. Tendo essa necessidade em mentetemos um produto integrado totalmente com a engine de busca do SQL Server. O Full-Text Search permite que seja realizado pesquisas avançadas além da capacidade tradicional de um SELECT com LIKE.
 
A consulta que utiliza esse mecanismos poderá retornar:
 
Tempos Verbais;
Resultados retornados de campos VARBINARY(MAX) podendo ser este dados armazenado como um arquivo .PDF.
Sinonimos da(s)palavra(s) informadas.
 
Arquitetura
 
Os seguintes processos fazem parte da arquitetura para seu total funcionamento.
 
SQL Server Process (Sqlservr.exe) = Realiza o gerenciamento dos índices e consultas Ou seja esse serviço possui total integração com a Engine para que o Optimizer possa otimizar as consultas realizadas.
 
Filter Daemon Host Process (Fdhost.exe) = Todos os filtros sãocarregados neste processo, sendo assim a instância utiliza o processo de multithread para que os filtros sejam implementados, sendo assim idependente dos componentes, para que o SQL Server seja protegido de componentes de terceiros.
 
SQL Full-Text Filter Daemon Launcher (Fdlauncher.exe) = Realiza a incialização do processo quando requisitado.
 
Os Componentes para essa arquitetura são:
 
UserTables = Aonde ficam armazenados os dados para serem indexados.
 
FULL-Text Gatherer = Trabalha junto com o FULL-Text Crawl. Ele é responsável pelo agendamento e populamento dos FULL-Text Indexes e monitoramento dos catálogos.
 
Theasurus Files = Aonde ficam contidos os sinónimos.
 
Stop List = Local aonde fica armazenado lista de palavras em comum que não sejam válidas para pesquisa.
 
SQLServer Query Processor = Local aonde a consulta é compilada e executada. Se a consulta possuir FULL-Text a mesma é enviada para a Engine do FULL-Text Engine.
 
Index Writer (Indexer) = O escritor de índices que realiza a construção da estrutura que armazena os Tokens dos Índices.
 
Filter Daemon Manager = Responsável pelo monitoramento de Status do processo Daemon Host (Fdhost.exe).
  Theasurus = Um XML que realiza a definição dos sinónimos.
 
StopWord = Uma palavra que é usada para adicionar um significado para a pesquisa dentro da estrutura, assim como [e, que]…
 
StopList = Objeto que realiza o gerenciamento das StopWords. No SQL Server 2008 você pode criar suas próprias StopWords.
 
Filter = Componente que realiza a extração das informações dos documentos armazenados emVARBANARY(MAX ou Image e assim manda as informações para os WordBrakers.
 
Population(Crawl) = Preocesso de adicionar os dados ou povoá-los dentro do índice durante a criação ou alteração do mesmo. Esse processo pode se realizar automaticamente ou manualmente.
 
Full-Text Engine = Um componente que realiza a administração de tarefas do processo do FULL-Text Search.
 
Configuração
 
Para acriação e gerenciamento dos full-text indexes, é necessário um entendimento básico em relação a configuração pelo SSMS. Na instalação do SQL Server o FULL-Text Search já é instalado. Para iniciar o processo de criação é necessário primeiramente que seja criado os FULL-Text Catalogs.
 
FULL-Text Catalogs
Os catálogos são criados para cada banco de dados porém eles não podem ser criados nosbanco de dados de sistema como MODEL, MASTER, MSDB, TEMPDB.
A nomenclatura para a criação dos catálogos é:
CREATE FULLTEXT CATALOG catalog_name      [ON FILEGROUP filegroup ]      [IN PATH 'rootpath']      [WITH ]      [AS DEFAULT]      [AUTHORIZATION owner_name ]

::=      ACCENT_SENSITIVITY = {ON|OFF}
 
CREATE DATABASE FullTextSearch
go
USE FullTextSearch
go

 
CREATE FULLTEXT CATALOG...
tracking img