Elementos da cadeia de abastecimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O objetivo da integração da cadeia de abastecimento é a união de esforços de fornecedores, fabricantes, distribuidores e comerciantes em estarem alinhados e estabelecerem uma espécie de complexo empresarial para alcançar a vantagem competitiva e atender melhor os seus clientes e consumidores. A Logística pode ser definida como a parte integrante do processo da cadeia desuprimento que planeja, programa e controla o eficiente e efetivo fluxo produtivo, estoca os bens, dimensiona serviços e informações.

Uma definição mais clara de cadeia de suprimentos é a integração dos processos de negócios desde o consumidor final até o fornecedor primário, sendo a logística parte dos processos da cadeia que liga clientes e fornecedores. Neste sentido, surge então a expressãologística integrada ou logística empresarial como sinônimo de cadeia de suprimentos que pode ser definida então como um sistema onde a indústria se liga a seus fornecedores, de um lado, e ao seu canal de distribuição, do outro, formando um conjunto de organizações que participam do processo de atender as demandas de diferentes mercados .

O desenvolvimento de Compras ou Suprimentos desempenha umpapel fundamental na realização dos objetivos da empresa. Decorrente das mudanças ocorridas nas organizações, a função compras não é mais vista como uma atividade rotineira e sim como parte do processo logístico. Tendo em vista as operações que definem o processo de produção em transformação de matéria prima em utilidades necessária ao consumidor, onde estão incluídos diversos tipos de atividades,entre as quais a transformação industrial, o armazenamento, o transporte, a comunicação e marketing, a distribuição e venda e a prestação de serviços, pois todas estas atividades adicionam valor ao bem inicial.

A distribuição tem grande importância dentro da empresa por ser uma atividade de alto custo que está diretamente associado ao peso, volume, fragilidade, tipo e estado físico domaterial, todos estes aspectos influenciam na escolha do modal de transporte, equipamentos de movimentação, qualificação e quantidade de pessoal envolvido na operação, pontos de apoio, seguro, entre outros.
1. ELEMENTOS DA CADEIA DE ABASTECIMENTO
A cadeia de abastecimento é um conjunto de ações e processos que possibilitem que o produto chegue ao cliente e com isto possa agregar valor ao produto,esses processos devem ser integrados com todos os outros, não ficando apenas na movimentação de materiais, tais como: localização da organização, distribuição física, administração de estoque, modo de transporte, fluxo de informações, estimativas, relacionamentos, ou seja, comprar, produzir e distribuir e para que tudo isso aconteça e preciso ter um planejamento utilizar técnicas administrativas queirão ordenar as idéias criando uma visão do caminho que se deve seguir.

1.1. IMPORTÂNCIA DA CADEIA DE ABASTECIMENTO
A gestão da cadeia de abastecimento, em qualquer organização, deve considerar a integração financeira, o serviço ao cliente e os processos internos da empresa. Sem dúvida nenhuma esta é a era da otimização da cadeia de abastecimento aliada a gestão do relacionamento com ocliente, e as empresas que não atentarem para essas iniciativas terão grandes dificuldades para sobreviver no mercado. Os processos internos e externos devem ser amplamente estudados, uma vez que cada passo dado no processo pode significar um custo adicional ou um atraso em potencial representando um ponto em que nenhum valor agregado é adicionado. Uma boa administração da cadeia de abastecimentopode representar, para a organização, uma vantagem competitiva em termos de serviço, redução de custo e velocidade de resposta às necessidades do mercado.

1.2. OTIMIZAÇÃO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO
Uma Tecnologia empregada na cadeia de abastecimento com objetivo de maximizar o retorno dos investimentos por meio da redução de custos, do aumento das margens de lucro dos produtos, do...
tracking img