Elasticidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

DEFINIÇÃO ELASTICIDADE...................................................................................... 4

ELASTICIDADE DE PREÇO....................................................................................... 5

ELASTICIDADE DA OFERTA..................................................................................... 6

ELASTICIDADE DADEMANDA.................................................................................. 7

ELASTICIDADE RENDA DA DEMANDA.................................................................... 8

ELASTICIDADES POSITIVA E NEGATIVA E TIPOS DE BENS................................ 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................... 10

ELASTICIDADE

“Elasticidade é aalteração de preços devido à demanda.” (Peter Gordon Trew)
É uma forma em que os economistas encontram para administrar o mercado, mantendo-o em equilíbrio, medindo as variáveis, que são os preços, a quantidade da demanda, a oferta, a procura de bens, a renda dos indivíduos enfim, procura manter em equilíbrio a economia, o mercado, através da medição dessas variáveis.
A Elasticidade possibilita nãosó para a administração pública como para as empresas, que é de suma importância para a previsão de vendas, a medição das variáveis permite a empresa obtenha estimativa da reação dos consumidores, com base em alterações de preços da empresa, concorrentes e renda.
Pode-se dizer então que é uma estratégia para administrar e manter em equilíbrio o mercado, possibilitando controle e crescimentoeconômico.

ELASTICIDADE DE PREÇO

Acontecem variações devido à medição da oferta e procura dos produtos pelos consumidores, tendo assim variações de preços.
O produtor ou vendedor deve estar atento à elasticidade de preço, conforme o aumento de preço a demanda cai, se o preço cai certamente aumentarão as vendas.
A demanda pode ser elástica ou inelástica, produtos de luxo, que podem sersubstituídos, há outras opções no mercado e produtos de necessidade que não podem ser substituídos, ou seja, o consumidor não deixará de comprar, independente do aumento.
Pode ser calculada pela seguinte fórmula:
variação percentual na quantidade
e = ----------------------------------------------------
variação percentual no preço

Conhecendo isso ela nos permite analisar a oferta e ademanda com maior precisão.

EL ASTICI DA DE DA OFER TA

A oferta será elástica ou rígida proporcionalmente às variações nos preços. Inelásticas são ofertas a longo prazo, não só permitindo que as empresas possam se adaptar a novos preços, mas também oportunidades de novos negócios, se o preço subir, ou fechar, se o preço cair. A oferta rígida é em curto prazo, as alterações nos preços nãoatingem a quantidade oferecida.
Quanto maior for o preço maior é o interesse de ofertar aquele produto, a oferta é analisada em função do preço do produto, dos custos de produção, da tecnologia utilizada.
Os ofertantes desejam vender mais do que o consumidor deseja comprar, ou seja, muita demanda para vender em um período de tempo.
É uma estratégia do mercado, um método para não perdermercadorias ou produtos que não podem ser estocados, também para evitar que certos produtos fiquem fora da atualidade, por exemplo, podemos notar no mercado de eletrônicos que a tecnologia se moderniza em pequenos espaços de tempo, então se o administrador não der conta de vender a mercadoria a tempo, é um fator que pode levar o produto a ficar encalhado, daí a necessidade da oferta.

ELASTICIDADE DADEMANDA

A elasticidade da demanda varia de acordo com a elasticidade de preço e renda. Se o preço sobe, a demanda cai, se abaixa o preço, certamente a demanda aumentará, pois preços baixos atraem consumidores.
A demanda pode ser elástica ou inelástica:
Elástica: São produtos de luxo, ou bens substituíveis. O consumidor tem a opção de substituir um produto devido ao preço, quanto mais...
tracking img