Elasticidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ELASTICIDADE: Uma forma de medir a relação entre preços e quantidades se dá em função da elasticidade.
Sabe-se que, quando se eleva o preço de um produto, reduz-se a quantidade consumida dele, mas reduz-se muito ou pouco?
A resposta desta pergunta está na elasticidade da demanda para este produto.
A elasticidade mede a variação percentual de uma variável, como resultado de 1% deaumento na outra.
O conceito de elasticidade é muito importante em economia, porque ela se refere à sensibilidade de uma variável econômica em relação a outra. Essa sensibilidade indica em que grau a mudança em uma variável, como preço ou renda, afeta a magnitude de outra variável, como quantidades demandadas ou ofertadas.
No caso da demanda, a elasticidade mede a proporção em que aalteração do preço de um produto altera a quantidade demandada dele.
Para se medir esta relação há três tipos de elasticidades:

Quanto menos inclinada a curva de demanda for, maior é a redução da quantidade consumida, quando o preço aumenta. Neste caso, diz-se que a demanda é elástica, (Isto é comum em bens supérfluos ou em bens duráveis). A elasticidade nestas curvas é maior do queum, significando que se o preço aumentar em 1%, a quantidade demandada será reduzida em mais do que 1%, e vice-versa.

Quanto mais inclinada a curva de demanda for, menor é a redução da quantidade consumida quando o preço aumenta. Neste caso, diz-se que a demanda é inelástica. Isto é muito comum em bens essenciais, dos quais os indivíduos não podem abrir mão.
Quando a elasticidade formenor do que um, significa que se o preço aumentar em 1%, a quantidade demandada será reduzida em menos do que 1%.

Se a elasticidade do bem for igual a um, diz-se que a elasticidade por este bem é neutra, ou seja, a variação na quantidade é igual à variação no preço.

1) DEMANDA ELÁSTICA: Se > 1: dizemos que a demanda é elástica. Isto indica que a variação percentual na quantidade demandada émaior que a variação percentual no preço. Em outras palavras, elevação no preço provoca redução na quantidade demandada relativamente maior do que a elevação no preço. Interpreta-se como a sensibilidade relativamente alta da demanda em relação ao preço.

2) DEMANDA INELÁSTICA: Se < 1: dizemos que a demanda é inelástica. Isto indica que a variação percentual na quantidade demandada é menorque a variação percentual no preço. Em outras palavras, elevação no preço provoca redução na quantidade demandada relativamente menor que a elevação no preço. Interpreta-se como a sensibilidade relativamente baixa da demanda em relação ao preço.

3) ELASTICIDADE UNITÁRIA: Se =1: dizemos que a demanda é unitária ou neutra. Isto indica que a variação percentual na quantidade demandada é igual àvariação percentual no preço.
Importa ressaltar que, em geral, a elasticidade de uma função não é constante ao longo de todo seu domínio.

A elasticidade da demanda é afetada pelos seguintes fatores:
* Substituibilidade
* A elasticidade aumenta com o aumento dos produtos substitutos.

* Renda
* Quanto maior o preço de um bem com relação à renda do consumidor maior será a suaelasticidade.

* Supérfluo x Básico
* A elasticidade diminui para produtos básicos e aumenta para produtos supérfluos
* Tempo
* A elasticidade aumenta com o aumento do tempo considerado.

* Existem vários fatores que afetam a demanda, os principais são:

* a) Preço do bem: se o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada desse bem cai. Ressalta-se que variaçõesno preço geram mudanças ao longo da curva de demanda;

* b) Renda: quanto maior a renda, maior a demanda pelo bem X, pressupondo que esse bem é normal;

* c) Preço do bem substituto: quanto maior o preço de um bem substituto a X, maior a demanda pelo bem X;

* d) Preço dos bens complementares: quanto maior o preço do bem complementar a X, menor a demanda pelo bem X;

*...
tracking img