Elasticidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a macroeconomia?
.
A macroeconomia é uma parte da economia que estuda o funcionamento desta em seu conjunto. Quer dizer, estuda a economia global de um país. Embora para proceder ao dito estudo, o que faz é prestar atenção no funcionamento individual de uma série de mercados e nas inter-relações que se produzem entre eles.
Distinguiremos principalmente os seguintes mercados:
Mercadode bens e serviços: onde se compram e vendem todo tipo de bens (alimentos, eletrodomésticos, computadores, tijolos, etc.) e de serviços (serviços profissionais de advogados, médicos, espetáculos, competições desportistas, cabeleireiro, etc.).
Mercado de dinheiro: onde conflui a demanda de dinheiro (interesse de famílias, empresas, órgãos públicos, etc. de dispor de dinheiro) e a oferta de dinheiro(quantidade de dinheiro que o Banco Central do país mantém em circulação).
Mercado de trabalho: onde conflui a oferta de trabalho (desejo dos habitantes do país de trabalhar) e demanda de trabalho (interesse das empresas de contratar trabalhadores).
Entre as variáveis que estuda a macroeconomia se pode mencionar: o emprego, a inflação (variação dos preços), tipos de juros, renda nacional,inversão, etc.
A política econômica é competência do Governo, embora tenha uma tendência cada vez mais como sucede nos países mais desenvolvidos, em dar autonomia ao Banco Central para que dirija a política monetária (componente da política econômica dirigida ao mercado de dinheiro).
As medidas de política econômica tratam de influir sobre o andamento da economia, por exemplo: impostos, gastopúblico, oferta monetária, subvenções, etc. E pretendem conseguir:
Um elevado ritmo de crescimento sustentável a meio-largo prazo.
Uma baixa taxa de desemprego.
Estabilidade dos preços.
Outros objetivos da política econômica na medida em que afeta a consecução das metas anteriores são:
Contas públicas equilibradas (um déficit elevado pressiona a alta dos tipos de juros, afetando negativamente ainversão).
Equilíbrio na balança de pagamentos (um desajuste prolongado termina afetando ao tipo de câmbio e, portanto as exportações e importações)
As medidas que se utilizam na política econômica se agrupam em:
Medidas de política monetária: atuações que afetam a quantidade de dinheiro no sistema, o que repercute no tipo de juros e, através deste, na inversão. Também afeta ao comportamento dospreços e do tipo de câmbio.
Medidas de política fiscal: atuações sobre o gasto público e os impostos. O gasto público é um componente do PIB, enquanto os impostos afetam a renda disponível dos indivíduos e, portanto ao consumo, também afetam as novas inversões (as empresas vão ter, mais ou menos recursos para poder financiar-las) e aos preços.
Medidas de políticas de oferta: inclui diversas atuaçõesque tratam de incentivar o trabalho e a produção, a inovação tecnológica, a capacitação dos trabalhadores, etc.
Tipo de câmbio: influi decisivamente na posição comercial internacional do país (exportações e importações), assim como o nível de preços (por exemplo, se o tipo de câmbio se desvaloriza as importações encarecem).
Medidas de comercio exterior: impostos alfandegários, contas deimportações, etc. Ao igual que no caso anterior afetarão a posição do país com respeito ao exterior.
.
PIB
.O PIB representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos num país durante um ano, já seja por nacionais ou por estrangeiros residentes.
Bens e serviços: veículos, roupas, alimentos, vivenda, eletrodomésticos, consulta no dentista, honorários do advogado, serviço de segurança,serviço de limpeza, entrada para o cinema, corte de cabelo, etc.
Finais: não se inclui os bens intermediários já que posteriormente se incorporarão a um bem final. Se acaso contabilizaram os bens intermédios isto produzirá o dobro de contabilização.
Por exemplo, se fabricam uns pedais que posteriormente se incorporarão numa bicicleta, quando no valor da bicicleta se inclua no PIB, levará incluído...
tracking img