Egito antigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





História da Arte Indumentária
Indumentária Egípcia

















Bhianca Machado de Oliveira


Novo Hamburgo 2012







Vestuário Egípcio




Os egípcios vestiam-se com o mínimo de roupas, em função do clima quente e seco. O uso da indumentária no Vale do Nilo tinha a função de distinguir as pessoas conforme a hierarquiasocial. Nudez ou pouca roupa, eram sinônimo de probreza. As castas mais baixas e os escravos, principalmente as mulheres domésticas, andavam quase ou completamente sem roupas, algo visto com naturalidade. A casta superior usava uma vestimenta variada, porém de corte extremamente simples. As roupas eram feitas de algodão e linho, fiado do caule da planta do mesmo nome. Os fios eram torcidos eenrolados em bolas, sendo armazenadas para serem tecidas, na cor natural, de preferência branca. Os tecidos de fibras naturais são fáceis de lavar, o que era importante para um povo que achava a higiene essencial e que considerava a fibra animal natural impura e, portanto, proibida pela religião local. Pela mesma razão, e também pela grande infestação de piolhos, as cabeças de ambos os sexos eramraspadas e cobertas depois com perucas feitas de linho ou palmeira, ou até mesmo cabelo natural. Os homens em geral usavam o klaphe, um gorro de feltro ou um pano listrado para proteger a cabeça. Por ser uma sociedade estruturada por castas, durante as 30 dinastias, o estilo da indumentária tradicional foi mantido havendo só mínimas modificações nos penteados e nas barbas. Essas mudanças só foramsignificativas quando ocorreram as invasões de outros povos em seu território.

[pic]

Pirâmide Social do Egito Antigo






Vestuário Feminino

Entre as peças que compõem o vestuário feminino, está a perpetuação das formas tradicionais ao longo dos milênios.
Um tipo de bata muito apreciado pelos contemporâneos consistia em dois conjuntos distintos, cada um deles formado poruma ou várias peças: um corpete curto modelando o torso, com mangas compridas e justas, cujas cavas atrás e na frente são fechadas por cordinhas; e uma ampla saia costurada no corpete com plissados horizontais para o tecido que, ao mesmo tempo que disfarça o corpo, não gruda, permitindo que o ar chegue até a pele. Com a mesma finalidade, alguns corpetes são ornamentados com babados estreitos sob osbraços, ao longo das mangas . A técnica que permitia a obtenção dessas pregas, consistia no uso de placas de madeiras gravadas provavelmente aquecidas e pressionadas sobre o linho engomado e formando uma esécie de sanfona.
Durante o Novo Império difunde-se uma espécie de bata-túnica unissex. Leve, transparente e pregueada, era tecida numa gaze de linho branco, suas barras eram costuradas eum cordão fino seria de cinto. Os panos também podiam ser cor de açafrão, vermelho-vivo, verde ou ainda estampados com desenhos variados em tons brilhantes, tecidos ou aplicados com agulha. Algumas indumentárias litúrgicas chegavam a imitar plumas ou asas multicores de pássaros, recolhidas ou abraçadas ao longo do corpo, evocando as asas de Ísis. Em torno de 1520 a.C. fitas compridas de todas ascores eram atadas em torno da cintura e caíam na frente.




[pic]


Mitologia Egípcia, deusa Ísis podia se transformar num falcão com asas que tinham o poder de ressuscitar mortos.
Vestuário Masculino


A tanga cruzada é realizada por meio da clássica faixa branca envolvendo a cintura. Peça de linho reta e comprida. No caso dos trabalhadores, é fixadapor um cinto da largura da mão sem nenhum ornamento. Algumas dessas tangas revelam algumas pregas num dos lados, era um traje mais utilizado no cotidiano. A tanga shendjit, traje de natureza cerimonial, forma um caimento entre as pernas.
Em 1425 a 1405 a.C. surge a camiseta com mangas, com a cava amarrada num ponto na altura do pescoço, coordenada com o saiote plissado que encontramos na...
tracking img