Eficiencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MOAGEM DA CANA
Nesta fase do processamento da cana , o objetivo principal é extrair ao máximo o açúcar contido na cana através da remoção de seu caldo . Esta remoção é conseguida por meio desucessivos esmagamentos da camada de bagaço à medida que esta camada passa pelos ternos de moenda . Além do esmagamento , é necessário também a adição de água ou caldo de embebição a partir do 2º terno ,visando a diluição do açúcar existente na cana.
Outro objetivo da moagem é a produção de um bagaço final em condições de umidade favoráveis a uma queima eficiente nas caldeiras .
Para que essa duasmetas básicas possam ser atingidas é necessário um rigoroso controle de operação nas moendas , atentando para os vários fatores que influenciam no seu desempenho . Dentre esses fatores podemos destacaros seguintes:
Eficiência do sistema de preparo de cana ;
Eficiência da alimentação de cana no 1º terno ;
Carga hidráulica , oscilação e rotação ;
Condição superficial das camisas ;
Controle deaberturas ;
Tipos de frisos ;
Ajuste de bagaceira e pentes;
Sistema de embebição ;
Alimentação dos ternos intermediários .

Eficiência do Sistema de Preparo de Cana
Sabe-se que a moagem é umprocesso volumétrico e que portanto ela será mais eficiente á medida que aumentando a densidade de cana na entrada do 1º terno . Isto é conseguido após a passagem da cana pelos jogos de facas e pelodesfibrador , elevando a densidade da cana inteira ( 175 kg / m3 ) ou da cana picada ( 350 kg / m3 ) para valores em torno de 450 kg / m3 .
Outra função muito importante do sistema de preparo é realizar omáximo rompimento de células da cana , facilitando a retirada do caldo através do esmagamento e da embebição nas moendas . Essa função é desempenhada pelo desfibrador , como já foi visto , e aintensidade do rompimento de células obtido é medida através do " índice de preparo " . Este valor , obtido por análise , representa a porcentagem de pol existente nas células que foram rompidos em relação...
tracking img