eficiencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A eficiência trata-se da maneira como se fazer as coisas, se preocupando com os meios, minimizando os recursos utilizados e ausentando os desperdícios.
Já a eficácia trata-se do que fazer, sepreocupando com os fins e com a maximização de objetivos, escolhendo os objetivos mais apropriados.
Um exemplo: Em uma sala um ventilador ventila o ambiente por completo gerando a satisfação daqueles queestão no ambiente a um custo de R$ 5,00 de energia por hora.
Em outra sala de mesmas dimensões um ventilador ventila o ambiente por completo gerando a mesma satisfação daqueles que estão no ambientea um custo de R$ 2,00 de energia por hora.
Podemos observar que ambos cumprem bem o seu papel de ventilar, porém o primeiro a um custo 150% mais caro que o segundo. Concluímos que o ventilador doprimeiro exemplo é eficaz em sua tarefa, mas o segundo é eficiente por minimizar os custos cumprindo o mesmo papel.
José Roberto do Valle, sócio-diretor da Scotwork do Brasil, define em analogia que ‘’a eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano; eficácia é encontrar a água. ’’
E para finalizar, a definição daquele considerado como o pai da administração moderna; Peter Drucker:‘’ eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer certo as coisas certas ‘’
Elaborando um pouco mais, podemos afirmar que a efetividade dizrespeito à capacidade de se promover resultados pretendidos; a eficiência indica a competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços; e a eficácia, por sua vez, remeteà capacidade de alcançar as metas definidas para uma ação ou experimento.
As avaliações do desempenho de qualquer indivíduo, organização ou projeto estão relacionadas aos conceitos de eficácia,eficiência e efetividade. Estes conceitos são independentes entre si, ou seja, é possível alcançar cada um deles sem alcançar também os outros. O ideal, entretanto, é alcançar os três.
De acordo com...
tracking img