Eficiencia trabalho em equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POR ARMANDO RIBEIRO
Muito tem se falado sobre a eficiência, a eficácia e a excelência dos trabalhos em equipe. Não são poucas as organizações que tem investido tempo e dinheiro, na formação, no treinamento e no desenvolvimento das suas equipes de trabalho. São inúmeros os consultores organizacionais que incluem obrigatoriamente nas suas ofertas cursos do tipo: “Formação de Times de Excelência”,“Equipes Produtivas”, “Equipes de Alta Performance” e assim por diante. Hoje falar em trabalho em equipe é lugar comum. Pobre do gerente ou executivo que deixe de falar “na sua equipe”, “na nossa equipe”.
São inegáveis os excelentes resultados alcançados por empresas de pequeno, médio e grande porte, nacionais e multinacionais. Não é possível para qualquer pessoa mais ou menos bem informada, nãosaber sobre algum grande sucesso baseado no trabalho em equipe, de algum “case” de uma organização, pública ou privada , que a partir de um pequeno estímulo e de uma boa liderança não tenha alcançado resultados surpreendentes para os padrões brasileiros. Centenas de artigos em todas as línguas estão à disposição dos leitores assim, como dezenas de livros, desde aqueles que descrevem as experiênciasde sucesso até os que se propõem a ensinar como formar e desenvolver equipes.
Equipe, segundo o dicionário Aurélio é: conjunto ou grupo de pessoas que se aplicam a uma tarefa ou trabalho. Para definir equipe de trabalho, vão esbravejar alguns, é muito pouco. Equipe de trabalho seria: duas ou mais pessoas que ao desenvolver uma tarefa ou trabalho, almejam um objetivo único, obtido de consenso. Ouainda, equipe de trabalho é um grupo de pessoas que compartilham de um mesmo objetivo. De outra maneira: equipe é a união de um grupo de pessoas em torno de objetivos desenvolvidos pelo próprio grupo. Na verdade, quantas serão as definições de equipe?
Penso que de todas as definições conhecidas o que existe em comum é que os integrantes de uma equipe de trabalho compartilham os objetivos eresultados. Em outras palavras, isto quer dizer que a partir dos objetivos individuais, constróem um ou mais objetivos que atendam os anseios de todos os seus integrantes. Às vezes, é preciso até abrir mão de parte de seu objetivo pessoal para atender aqueles que toda a equipe definiu. É numa última análise, um conjunto ou grupo de pessoas que se aplicam a uma tarefa ou trabalho, com um ou maisobjetivos comuns, onde existam condições que permitam, também, o crescimento individual.
Fiz uma pesquisa há alguns dias atrás, com duas dezenas de colegas e amigos e perguntei: Qual é o seu objetivo para o próximo ano? Tive uma enorme surpresa quando as respostas, as mais variadas possíveis, indicavam claramente que a grande maioria não tinha nenhum objetivo, nem de curto, nem de médio, que dirá delongo prazo. Foi um susto muito grande. Esperava que algumas pessoas dissessem ao menos, comprar um novo automóvel, ou fazer uma viagem para o exterior, ou um novo curso de língua estrangeira. Não nada disso. Foi uma sucessão de desculpas, das mais ingênuas até aquelas que tinham um embasamento retórico considerável. Alguns deles creditam a sua vida pessoal e profissional literalmente, sucesso oufracasso, aos outros, família, o governo, a bolsa de valores, a crise, a sogra, Deus, Santos etc.
- Veja bem meu amigo, para mim o meu objetivo para o ano que vem é ver meus filhos passarem no vestibular e que eu consiga dar a eles todo o apoio para o sucesso. Apoio que nunca tive.
- Mas e você, um objetivo só para você (insisti), fale daquilo que é só seu e só você pode realizar. Pode ser algo paradaqui dois, três ou mais anos.
- Olha meu amigo, para mim que já cheguei aos 50, o que é que eu posso esperar? Não sei, mas acho que cumpri meu papel. Já tenho tudo que queria. Acho que agora é um bom preparo para aposentadoria, dinheiro no bolso e... acho que você me entende.
Juro que não entendi. Meu espanto foi maior ainda quando perguntei a todos o que achavam de trabalhar em equipe....
tracking img