Eficacia e eficiencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Eficiência e Eficácia – O sucesso de tudo
Eficiência e Eficácia. Essas palavrinhas irmãs são uma dor de cabeça para muita gente que está dando seus primeiros passos na interpretação da ISO – naverdade, até alguns veteranos se enrolam na hora de explicá-las.

Vamos começar pela definição dada pela própria ISO 9000:2000:
3.2.14
Eficácia: extensão na qual as atividades planejadas sãorealizadas e os resultados planejados, alcançados.
3.2.15
Eficiência: relação entre o resultado alcançado e os recursos usados.

Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo acoisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
Já a eficácia trata do que fazer, de fazer ascoisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que osresultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial,logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).
Para fins deanalogia e exemplificação, podemos dizer que a eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano; eficácia é encontrar a água.

Daqui vamos partir para um exemplo prático:
João, Carlose Toninho marcaram de se encontrar na sexta, após o expediente, para uma happy hour. Como trabalhavam em empresas diferentes, escolheram um barzinho de São Paulo que ficava a uma distânciaequivalente do trabalho de cada um deles e combinaram o horário.
Na sexta, João saiu do trabalho, pegou o metrô e foi para o encontro com os amigos. Carlos preferiu ir de carro e Toninho de ônibus.
João foi...
tracking img