Efervescencia cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EFERVESCÊNCIA CULTURAL NA DITADURA MILITARO
período da Ditadura Militar, no Brasil, foi marcado por uma intensa efervescência cultural. Neste período, que foi de 1964 à 1985, os militarestornaram o poder e implantaram o autoritarismo que impediria a liberdade de imprensa. A partir daí escrevo sobre os romances que floresceram no período da ditadura, esses que por sua vez estavam “livres” dacensura. E também outros meios culturais que se sobressaíram.

Palavras – chave: Ditadura Militar, Efervescência cultural, romances.

Introdução: No Brasil, as décadas de 1960 e 1980 forammarcadas por governos ditatoriais que, com seu autoritarismo, impediram, através do Ato Institucional nº 5 a liberdade de imprensa, bloqueando os meios de comunicação, como rádio, televisão, jornal, revistaetc.
No entanto, a literatura, o cinema, a música não deixaram de florescer, havendo assim uma resposta por parte dos meios culturais ao autoritarismo militar.


A Ditadura Militar foi a tomadado poder no Brasil por militares, através do golpe de 1964. O autoritarismo tomou conta do país e com a decretação do Ato Institucional nº 5, no governo de Costa e Silva, foi impedida a liberdade deimprensa e bloqueados os meios de comunicação, tornando-se difícil a reivindicação contra a forma de governo, pois aqueles que se opunham a essa situação eram perseguidos, torturados, exilados, ou atémesmo mortos pelo governo.

No entanto, nessa época floresceram os romances que, por sua vez estavam “livres” da censura. Segundo Malcolm Silvermam (2000,p. ), no seu livro Protesto e o novo romancebrasileiro:

Reconhecidamente, a influencia do escritor sobre a opinião publica era minguada e insignificante. Já se calculou que me todo Brasil, há apenas sessenta mil leitores de ficção, ao menosdo que 0,05% da população!

Como no Brasil, são poucos os leitores de ficção, o governo não censurava os romances como aos outros meios de comunicação. Assim, esses floresceram nessa época,...
tracking img