Efeitos da crise de 29 no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Efeitos da crise de 29 no Brasil
A crise econômica mundial de 1929 atingiu primeiramente os países produtores e exportadores de matérias-primas, com a situação se agravando entre 1930 e 1931. Todas as partes da cadeia de produção do café brasileiro – desde fazendeiros, comerciantes, banqueiros até trabalhadores rurais (a maior parte imigrantes) – foram atingidos pela crise. Muitos produtoresforam à falência. O desemprego no campo cresceu, estimulando um movimento migratório para as cidades, em especial para São Paulo. Como se veria depois, o que acontecia naquele momento era apenas o início de um profundo processo de mudanças que se prolongaria até o fim dos anos 30, às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Essas transformações marcariam para sempre a economia nacional e internacional.Naquele período o Brasil passou por um crítico problema cambial. De acordo com o historiador Caio Prado Júnior (1907-1990), autor de História Econômica do Brasil, a queda nas exportações, provocada pela crise, gerou um descontrole na balança comercial brasileira. Como não possuía uma indústria sólida, o Brasil exportava apenas café e outros produtos agrícolas, como algodão, cacau e borracha.Não sendo produtos essenciais para o consumidor – consequentemente poderiam ter seu consumo interrompido a qualquer momento -, dizia-se que o país tinha uma “economia de sobremesa”. A moeda forte obtida com essas exportações funcionava para pagar as importações de grande parte dos produtos industrializados comprados pelos brasileiros. O aprofundamento da crise, porém, provocou a diminuição da demandaexterna e a redução dos preços internacionais do café. Consequentemente, o déficit comercial do país cresceu rapidamente.
A crise também ocasionou a interrupção do fluxo de capital estrangeiro para o nosso país. O dinheiro externo alimentava a economia brasileira desde os tempos do Império, e seu ingresso aumentou entre a Proclamação da República, em 1889, e a posse de Vargas, em 1930. Acarência do dinheiro externo piorou o déficit cambial brasileiro. A moeda nacional se desvalorizou intensamente. Com as exportações em queda e sem financiamento externo, o governo aumentou exageradamente a emissão de moeda – e isso provocou aumento da inflação.
O governo Vargas impôs um duro controle sobre o câmbio para preservar as poucas reservas em moeda forte que o Brasil tinha, e passou aadministrar rigidamente as remessas de lucro por empresas estrangeiras. Faltava moeda forte para pagar as importações, primordiais ao atendimento da demanda interna e ao desenvolvimento do país. Ocorreu uma elevada queda na compra de produtos do exterior. As importações, que registraram uma média de 5,4 milhões de toneladas de 1926 a 1930, caíram para 3,8 milhões entre 1931 e 1935, segundo Prado Júnior.Tentando compensar os cafeicultores, Vargas aumentou as compras dos excedentes de café durante praticamente toda a década de 30, segundo afirma o brasilianista Thomas Skidmore, no livro Brasil: de Getúlio a Castelo, lançado em 1975. Para ele, mesmo com os esforços do governo e a adoção de uma política de “socialização dos prejuízos” dos cafeicultores, era impossível deter o declínio das receitascambiais brasileiras. Nem a queima dos excedentes de café para amenizar o problema foi suficiente. Skidmore afirma que, apesar da diminuição das importações, o déficit nas contas externas cresceu ainda mais e fez o Brasil suspender os pagamentos da dívida externa em 1938 e 1939. Tal medida voltou a ser adotada em 1987, na época do Plano Cruzado, implementado no governo do presidente José Sarney.Apesar do impacto que a crise de 29 teve na economia brasileira, muitos acadêmicos acreditam que não foi ela o fator fundamental para causar a Revolução de 1930. O historiador Boris Fausto, autor de Revolução de 30 - a historiografia e a história, afirma que a crise teve “pouco efeito” nos primeiros meses daquele ano no Brasil. Portanto, os principais fatores que conduziram àquele movimento...
tracking img