Bolsa de valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Bolsa de Valores O que é, como investir e Os riscos envolvidos

O QUE É A BOLSA DE VALORES
A Bolsa de Valores é o local que oferece as condições e sistemas necessários para a realização de negociação de compra e venda de títulos e valores mobiliários de forma transparente. Possui atividade de auto-regulação que visa preservar elevados padrões éticos de negociação, e divulgar as operaçõesexecutadas com rapidez, amplitude e detalhes. É na Bolsa de Valores que são feitas as negociações de compra e venda de ações, que são títulos nominativos negociáveis que representam, para quem as possui, uma fração do capital social de uma empresa. Ou seja, a ação é um pedacinho de uma empresa. As empresas que possuem ações negociadas na Bolsa de Valores são chamadas Companhias de Capital Aberto,que promovem a colocação de valores mobiliários em bolsas de valores ou no mercado de balcão. São considerados valores mobiliários: ações, bônus de subscrição, debêntures, partes beneficiárias e notas promissórias para distribuição pública. Ações: títulos nominativos negociáveis que representam, para quem as possui, uma fração do capital social de uma empresa. Bônus de subscrição: títulosnominativos negociáveis que conferem ao seu proprietário o direito de subscrever ações do capital social da companhia emissora, nas condições previamente definidas. Debêntures: títulos nominativos negociáveis representativos de dívida de médio/longo prazos contraída pela companhia perante o credor, neste caso chamado debenturista. Outros títulos menos usuais: partes beneficiárias e promissórias paradistribuição pública com ampla divulgação. notas

As companhias abertas devem atender a diversos requisitos, definidos na Lei das S.A. e nas regulamentações da CVM, com o objetivo de garantir a confiabilidade das informações e demonstrações financeiras divulgadas. O mercado considera que a plena abertura de capital ocorre quando há o lançamento de ações ao público, em função das transformações impostasà empresa e pelo incremento no volume de negócios com seus títulos.

COMO INVESTIR NA BOLSA DE VALORES
Para se investir em ações é necessário, inicialmente, escolher um “intermediador”, que é um agente (corretora, banco ou distribuidora) autorizado pela CVM a operar na Bolsa de Valores, o qual lhe orientará e efetuará as negociações desejadas. Esse agente deve ser escolhido criteriosamente, deforma a evitar problemas com as operações realizadas e com as liquidações de suas operações. Não existe um valor mínimo exigido para investir na Bolsa. Isso varia em função do preço das ações que se deseja comprar e até mesmo da Corretora que você escolher. Há diversas formas de investir em ações: Individualmente: O investidor procura uma instituição autorizada e contrata seus serviços. Emseguida, com a assessoria dos profissionais da instituição, o investidor escolhe as ações que deseja adquirir e transmite a ordem de compra. Clubes de Investimento: Um grupo de pessoas físicas se reúne e procura uma instituição autorizada para constituir um Clube de Investimentos. Nesse caso, existe um representante do clube, que fica em contato com a instituição para transmitir as decisões acordadasentre os participantes. Fundos de Investimento: O investidor compra cotas de um fundo de ações, administrado por uma instituição autorizada pela CVM.

As operações de abertura de capital precisam ter autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o órgão fiscalizador do mercado de capitais brasileiro, o qual também registra e autoriza a emissão dos valores mobiliários para distribuiçãopública.

1

2

Para escolher as ações, o investidor deve ponderar três critérios: liquidez (facilidade de vender a ação quando quiser resgatar), retorno (possibilidade de ganhos) e risco (possíveis perdas). A combinação desses três elementos, a critério do investidor, definirá em quais ações aplicar. Importante: Antes de iniciar seus investimentos, você deve fazer algumas ponderações. Ganhos...
tracking img