Bolsa de valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC

DALVANA APARECIDA VALKARENGHI OZÓRIO

BOLSA DE VALORES


Videira (SC)
março 2013

As Bolsas de Valores surgiram no séc. XIV, na cidade de Bruges, na Bélgica. Um grupo de comerciantes se encontrava para fazer negócios na casa de uma família de nome Burse, que tinha na porta um brasão com um escudo e três bolsas. Em Bruges as casas nãotinham números, tinham desenhos. Cada casa era conhecida pelo desenho que trazia. Por isso, a casa era conhecida como a casa das bolsas. Em 1141, Luís XII instalou a Bourse de Paris. Em 1698, era criada a Bolsa de Valores de Fundos Públicos de Londres. A Bolsa de Valores de Nova lorque surgiria em 1792. Apesar disso, o número de sociedades por ações era mínimo no século XVIII, limitando-se àquelasexistentes à compra e venda de moedas, letras de câmbio e metais preciosos. A Suíça, por exemplo, só fundou a sua primeira Bolsa de Valores, em 1850, em Genebra. Somente 20 anos depois foi criada a Bolsa de Valores de Zurique, organizada sob a inspiração da Associação Livre de Mercadorias e Industrial da cidade. A Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ) é a mais antiga do Brasil e a palavracorretor foi mencionada pela primeira vez na Lei nº 317, de 21 de outubro de 1843.
A Bolsa de Valores é o centro especialmente criado e mantido para negociação de valores mobiliários, em mercado livre e aberto, organizado e fiscalizado pelos corretores e pelas autoridades. A Bolsa de Valores é um órgão privado. Uma associação civil formada pelas corretoras de valores que são seus membros.
As ações éo título que representa a menor fração do capital de uma empresa. As mais importantes são as ações ordinárias e as preferenciais.
Algumas cotações das ações nos jornais trazem o símbolo ON - ordinária nominativa -, depois do nome da empresa (Petrobrás ON; Vale do Rio Doce ON, etc.). Essas são as ações ordinárias. A pessoa que compra esta ação (o acionista) ganha o direito de votar em algumasdecisões que envolvam a empresa. Eventualmente, dão direito, também, a participar nos resultados da companhia. São menos negociadas que as preferenciais.
As ações preferenciais são aquelas representadas pelo símbolo PN - preferencial nominativa - (Petrobrás PN; Vale do Rio Doce PN, etc.). São as mais negociadas. Com estas ações o acionista não pode votar nas decisões da empresa. Em compensação, elasgarantem uma participação maior nos resultados da empresa (dividendos). Este dividendo é a parcela dos lucros de uma empresa que são distribuídas, em dinheiro, aos acionistas. Quanto mais ações alguém tem de uma empresa, mais dividendos vai receber se ela der lucro.
Estas ações podem ser Nominativas - cautelas ou certificados que apresentam o nome do acionista, cuja transferência é feita com aentrega de cautela e a averbação de termo, em livro próprio da sociedade emitente, identificando novo acionista. Ou Escriturais - ações que não são representadas por cautelas ou certificados, funcionando como uma conta corrente, na qual os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas, não havendo movimentação física dos documentos.
É necessário um centro especial para a negociação devalores para concentrar em determinado ponto compradores e vendedores, centralizando as ofertas. Além disso, para negociar ações, são necessários dois serviços: informação e liquidação. E as Bolsas de Valores é que prestam esses dois serviços ao investidor.
O serviço de informações consiste em colocar à disposição do público o histórico dos preços pelos quais cada ação vem sendo negociada, bemcomo as ofertas de compra e venda existentes no momento – informações indispensáveis para o investidor decidir por quanto vai comprar ou vender suas ações. As Bolsas cuidam, ainda, de obter e divulgar informações sobre o desempenho das companhias cujas ações são negociadas, o que é importante para acompanhar a vida dos investimentos realizados.
As cotações são divulgadas no mesmo dia pelas Bolsas...
tracking img