Nhaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
POLUIÇÃO DOS SOLOS

São Bernardo do Campo
2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................2
2. O SOLO..........................................................................................................3
3.2. Horizontes DoSolo...................................................................................4
3.3. Componentes do solo...............................................................................6
3. POLUIÇÃO DOS SOLOS....................................................................................7
3.1. Tipos de poluição do solo..............................................................................7
4. CONTROLE CORRETIVO EPREVENTIVO..........................................................11
5. EFEITOS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE.......................................................12
6. ESTUDO DE CASO..........................................................................................14
7. CONCLUSÃO..................................................................................................22
8.REFERENCIAS................................................................................................23

1. Introdução

O solo possui uma grande importância para a nossas vidas e também a dos animais e das plantas, pois é dele que retiramos grande parte dos alimentos e é ele atua como suporte à água e ao ar. O solo é constituído de partículas minerais, materiais orgânicos, água e ar,também servindo como filtro, tendo a capacidade de depuração e imobilizando grande parte das impurezas nele depositadas. A poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afeta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios diretos ou indiretos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral, sendo encontrados tanto nas áreas urbanas como nas áreas rurais.A contaminação do solo vem, cada vez mais, se tornando motivo de preocupação para a sociedade e para as autoridades, devido não só aos aspectos de proteção à saúde publica e ao meio ambiente, mas também à publicidade dada aos relatos de episódios críticos de poluição por todo o mundo.

2
2. O Solo

O solo, dentro todos os recursos naturais do planeta terra, é fundamental importância, poisas maiores partes dos alimentos, direta ou indiretamente, provem dos campos de cultivo e pastagens, além de sustentar campos, cerrados e florestas, recebendo a água da chuva que depois emerge nas nascentes e mananciais.
A figura 1 descreve o processo de formação do solo em relação à sua idade, e as mudanças que ocorrem com o passar do tempo e com a sedimentação.

A figura 1 demonstra que ossolos têm a suas características físicas alteradas com o decorrer do tempo devido à ação dos organismos vivos (microorganismos, vegetais superiores, animais e o homem, além de algas, bactérias e fungos).
A formação do solo se da a partir da rocha que sofre a ação de elementos do clima (chuva, gelo, vento e temperatura), que com o decorrer do tempo e com a ajuda dos organismos vivos vãotransformando essa rocha em partículas menores, até transformá-la em um material mais solto e macio, também chamado de parte mineral. Logo a rocha foi alterada, os seres vivos passam a ajudar no desenvolvimento do solo, misturando a matéria orgânica com o material que se soltou da rocha, e assim formando o solo.

3

3.2. Horizontes do solo

Com o passar dos anos, sob ação de um conjunto defenômenos físicos, químicos e biológicos, tais como precipitação, pressão, matéria orgânica e sedimentação, o solo vai se formando em camadas sobrepostas, denominadas horizontes. A figura 2 apresenta a mudança das características físicas que o solo sofre com o passar dos anos, os denominados horizontes.

Analisando a figura 2 percebem-se os diferentes tipos de rocha e solo que se sobrepõem e suas...
tracking img