Efeito tyndall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Efeito Tyndall

Material:
♦ 1 caixa de papelão (sapato, etc)
♦ 3 béqueres
♦ 1 Medida
Leite
NaCl
♦ Lanterna
♦ Tesoura

Procedimento
1. Com auxílio da tesoura, faça um furo arrendondadoem uma das laterais da caixa. A altura do furo deve corresponder à metade da altura do copo.
2. Na lateral oposta, faça um furo quadrado, com aproximadamente 2 cm de lado. O centro desse quadrado deveestar alinhado com o furo arredondado.
3. Coloque água em um dos copos até atingir 3/4 da altura do copo.
4. Depois, coloque o copo dentro da caixa, de modo que seu centro esteja alinhado com oscentros dos dois furos e feche a caixa.
5. Acenda a lanterna próximo ao buraco arredondado e observe.
6. Depois troque o béquer, com leite.
7. Troque pelo béquer com sal.

RESPONDA:

1) Amistura água + sal é uma solução ou suspensão?
Suspensão.
Ex.: O sumo de laranja recém espremido é uma mistura aparentemente homogênea. Porém, se esperarmos um pouco, a polpa da laranja deposita-seno fundo do copo sob a ação da gravidade. A estas misturas chamamos suspensões.

2) A mistura água + leite é uma solução ou suspensão?
Coloides.
Ex.: Substâncias não se separam sob a ação dagravidade, mas onde é possível separá-las usando filtros extremamente finos ou centrifugadoras extremamente potentes. O leite é uma dessas misturas. A este tipo de misturas chamamos coloides. Estadiferença resulta da diferença de tamanhos das partículas suspensas e o tamanho das partículas é usado como critério na definição dos coloides.

3) Explique efeito Tyndall
Os coloides dispersamfortemente a luz, pois as partículas dispersas têm tamanhos semelhantes ao comprimento de onda da luz visível. Este fenômeno é chamado efeito de Tyndall e permite distinguir as soluções verdadeiras doscoloides, pois as soluções verdadeiras são transparentes, ou seja, não dispersam a luz.

4) O que é coloide? Exemplifique.
Coloide: [do grego kólla, cola + eîdos, forma], adj. que se...
tracking img