Efeito chuvas acidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Efeito das Chuvas Ácidas (Florestas)

Tem sido percebido pelos cientistas ao longo dos anos, que em muitas florestas as árvores não crescem como deveriam e as folhas, em vez de estarem verdes enormais, ficam castanhas e acabam caindo.
Os investigadores acreditam que o principal fator responsável pelos danos causados às plantas e a morte de muitas florestas é a chuva ácida.
A chuvaácida não é responsável direta da morte das árvores. O que ocorre geralmente é que a árvore enfraquece e as suas folhas morrem, limitando assim os nutrientes de que precisa ou envenenando o solo comsubstâncias tóxicas. De acordo com os cientistas, a água acidificada dissolve os nutrientes que estão no solo e arrasta-os rapidamente antes que as plantas os possam utilizar para crescer. A chuva ácidapode causar ainda a liberação de algumas substâncias tóxicas como o alumínio no solo, prejudicando sua fertilidade.
Mesmo o solo sendo bastante resistente às chuvas ácidas, há que contar comas nuvens e o nevoeiro que muitas das vezes são ainda mais ácidos que a chuva. As proteções das folhas são destruídas quando são banhadas por nuvens ácidas, e suas folhas acabam ficando danificadas ecom manchas castanhas. Para crescerem, as folhas transformam em alimento a luz solar através da fotossíntese. As folhas ao morrerem não podem produzir energia suficiente para que a árvore se mantenhasaudável. Uma vez que as árvores estejam enfraquecidas serão mais facilmente atacadas por doenças e insetos.
Em contato com a vegetação das florestas, as gotas ácidas queimam as folhas das plantas,produzindo manchas amareladas e pequenos buracos. Com isso, reduz-se a capacidade da árvore de obter energia por meio da fotossíntese. As plantas passam a crescer mais lentamente e raramente atingem seutamanho normal.
Efeitos sobre as plantas:
A “chuva ácida” afecta a bioquímica das plantas que constituem a Natureza. Os efeitos são observados principalmente nas folhagens:
§ existência de lesões...
tracking img