Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Comunicação Social – Jornalismo.

Questão 01
Com a propaganda eleitoral nos meios de comunicação de massa (rádio e tv) houve uma mudança na política, que segundoHabermas levou a sua "cientificização". Discorra sobre isso. Qual é a sua opinião?
As mudanças ocasionadas pela inclusão da mídia (tv e rádio) no processo político são abordadas por Habermas, apartir de transformações ocorridas na década de 70, como a cientificação da política.
“Habermas, para indicar as transformações por ele observadas nos anos 70, quando escreveu sobre a cientificização dapolítica, demostrou que a utilização frequente de especialistas, técnicas e de cientistas no campo da política, levam ao controle, por parte desses especialistas, da produção, da posse e dacompreensão das informações tidas como necessárias para a tomada de decisão”. [1]
Esses especialistas, “experts”, conduzem as campanhas, levando em conta as pesquisas de opiniões públicas, criando, assim,propagandas de impactos que favorecem e mostram o lado positivo do candidato.
“Uma das características básicas da modernização consiste no desenvolvimento de uma comunicação de massa poderosa eautônoma, cuja influência de longo alcance a remete para o centro da vida social, política, econômica e cultural”. [2]
Entretanto esse processo de cientificização visa apenas à vitória eleitoral,desconsiderando a busca por melhorias na política pública. Para isso a busca pela aprovação pública é contínua. Esse último fator, faz com que alguns países adotem campanhas eleitorais permanentes. Eleiçõesonde o candidato, governante, tem o dever de atrair, diariamente, a aprovação, aceitação, popular para permanecer no poder. Esse processo de modernização desencadeia uma mudança no envolvimento diretoentre cidadão\campanha. Deixando de ter um envolvimento direto, para torna-se espectador, já que as campanhas são conduzidas pelos “experts” e seus meio de mídia de massa.
Com base no pequeno...
tracking img