Educando educador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
educando educador

Educando Educador
Na Idade Média as crianças ficavam a margem do grupo familiar, não havia uma educação formal e a sociedade era baseada nas doutrinas da Igreja. Com a Idade Moderna, se iniciou uma revolução em muitos campos, inclusive no pedagógico. A criança, que na Idade Média permanecia a margem do grupo familiar, passa a ter seu espaço social na família. É nesse períodoque a escola passa a ocupar um lugar cada vez mais central para o desenvolvimento da sociedade, cumprindo uma função social, que são os fins educativos propostos pela sociedade. Formando assim cidadãos, dando aos alunos os ensinamentos necessários para viver e trabalhar neste mundo em evolução, bem como orientá-los para a vida.
Para que isso aconteça, a escola precisa definir como meta, otrabalho crítico com os conteúdos a ser estudados pelos educando. Dessa forma ela irá mostrar às novas gerações a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Ela precisa ter objetivos bem definidos, para que possa desempenhar bem o seu papel, onde a maior preocupação deve ser o crescimento intelectual, emocional e espiritual doaluno. Neste contexto, é importante levar em consideração as diferenças culturais de cada região. É necessário conectar o que o aluno aprende na escola e o que ele faz fora dela.
Isso nos faz lembrar a teoria de Karl Marx, onde ele dizia que as crianças deveriam ser educadas dentro da “educação politécnica”, isto é, um vínculo entre ensino e trabalho. O ensino deve estabelecer uma relação entre ateoria e a prática, através de situações próximas da realidade do aluno, permitindo que os conhecimentos adquiridos melhorem sua atuação na vida cotidiana. E com isso, teremos o desenvolvimento da ominilateralidade, que é a possibilidade do indivíduo se desenvolver em vários sentidos, ser formado plenamente, tendo assim, vários caminhos a seguir.
Na sala de aula, professores e alunos têm aoportunidade de trocar conhecimentos, de construir uma aprendizagem sólida e coletiva. E o planejamento é imprescindível para o sucesso do aluno e êxito no desenvolvimento do trabalho do professor. Pois quando não há planejamento, o educando é o primeiro a perceber que algo ficou a desejar, por mais experiente que seja o docente, a falta de planejamento é um dos fatores que contribuem para a indisciplina eo desinteresse na sala de aula. Torna-se fundamental que este seja sistematizado e contextualizado com o cotidiano do aluno, fator que desperta seu interesse e participação ativa.
O educador deve dirigir e orientar a atividade mental dos alunos, de modo que cada um deles seja um sujeito consciente, ativo e autônomo. Para obter êxito neste objetivo é necessário um bom planejamento, e oprofissional da educação deve ter clareza de sua missão de educador, de agente facilitador do ensino-aprendizagem e de profissional responsável pelo sucesso de seus alunos fora da escola. Considerando as palavras de Rubem Alves em seu texto “O Poeta”, é importante que os ensinamentos e ações do professor tenham bases sólidas, tenham fundamentos. Pois ele “deve saber o que ensina e só deve ensinar aquiloque sabe”.
Segundo Vygotsky, a relação educador-educando deve ser uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento, não de imposição. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento. E cabe ao professor considerar sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.
Para Piaget a relação professor-aluno deve-sebasear no diálogo profundo, onde os “erros” dos alunos passam a fazer parte do processo de aprendizagem. Isso se dá porque quando o aluno “erra” o professor consegue visualizar o que ele já sabe, e o que ainda deve ser ensinado. Piaget coloca também a importância da observação do professor sobre o aluno. Uma observação criteriosa, para ver o momento de desenvolvimento que a criança está...
tracking img