Educandos e educadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que sabemos sobre a aprendizagem?

1. A aprendizagem é ativa

“A aprendizagem é um processo ativo resultante de processos internos ou de atividade mental construtiva do sujeito”.
Desde que o indivíduo nasce ele passa pelo processo contínuo e individual de aprendizagem. Esse processo é estabelecido pelas relações entre o sujeito e o mundo em que vive, possibilitando a busca de novosconteúdos e ampliando conhecimentos.


2. A aprendizagem é um processo individual

Cada indivíduo tem uma maneira individual e específica de adquirir conhecimentos. Este processo se baseia nos conhecimentos e experiências anteriores já adquiridos “aprender implica, portanto, atribuir sentido e construir significados em relação ao novo conteúdo objeto de aprendizagem, estabelecendo vínculos entre talconteúdo e o que já sabemos”. Resultando numa representação pessoal e única da realidade.

3. A aprendizagem é um processo social

Aprendemos na medida em que estabelecemos relação com outras pessoas sejam adultos ou crianças. “Segundo Vygotsky, todas as funções psicológicas superiores aparecem, primeiro, no plano da interação social ou inter-psicológica, estabelecida entre a criança e osdiferentes agentes educativos, para depois passar ao individual ou intra-psicológico”. Ou seja, a criança no primeiro momento faz aquilo que é ensinada através da interação social com outros sujeitos tornando-a capaz de fazer depois sozinha. Dessa forma entende-se que qualquer pessoa pode desenvolver atividades distintas se receber auxílio necessário, aprende-se melhor se relações em grupos foremestabelecidas.

4. Aprendizagem significa mudança

“Aprender de forma significativa implica modificar os esquemas anteriores em função de uma nova ideia, fato ou informação, para chegar a uma nova conceituação, mais ampla e rica em matizes”. O processo ativo de adquirir conhecimentos, implica em mudanças e transformações naquilo que já temos armazenados como forma de conhecimento e experiências.Dessa forma, acontece uma reciclagem do aprendizado que já dominamos confrontado com conteúdos distantes daquele conhecimento que já dominamos, “é preciso que a nova informação ou experiência provoque um conflito ou desequilíbrio nos conhecimentos e estruturas que já possuímos, de tal forma que nos obrigue a revisá-los e modificá-los, descartando dados, combinando informações, ampliandocompreensões”.

5. A aprendizagem nunca é completa


De acordo com o que o autor diz, podemos dizer que o mundo do conhecimento é infinito, quanto mais aprendemos mais percebemos a grandeza desse mundo e a necessidade de aprender, essa mudança ocorre através do contato com novas experiências transformando as ideias que estão acumuladas ao longo do tempo, resultando em uma reciclagem do aprendizado que jádominamos como diz o autor: “As ideias antigas podem ser modificadas à luz de novas experiências, daí a sensação de que quanto mais sabemos sobre um assunto, mais conscientes estamos quanto ao que nos resta a aprender”.

6. A aprendizagem pode ser agradável

O ato de adquirir conhecimento é algo que deve ser espontâneo e prazeroso, levando em consideração a predisposição e a autoestima dequem quer aprender, fazendo com que mesmo errando possa estar sabendo lidar com essa dificuldade e aprendendo com os próprios erros. “A predisposição favorável para aprender e a autoestima são condições essenciais para construir aprendizagens significativas”.












Universidade do Estado do Amazonas
Escola Normal Superior
Curso de Pedagogia Modular







Psicologiada Aprendizagem











Maués- Am
2012

Universidade do Estado do Amazonas
Escola Normal Superior
Curso de Pedagogia Modular


Acadêmicas: Alcinéia Freitas Pinto e Josimary Antonia Silva Michiles


Resumo temático sobre:
 O que sabemos sobre aprendizagem?
 Importância da aprendizagem e noticias histórica da evolução da psicologia da aprendizagem...
tracking img