Ecossistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
(UFRJ )A biomassa pode ser definida como “a quantidade de matéria presente nos seres vivos de todos os tipos”. A figura a seguir mostra a distribuição da biomassa marinha em função da profundidade.Explique por que ocorre a variação da biomassa em função da profundidade.

Com o aumento da profundidade diminui a intensidade luminosa e, conseqüentemente, a taxa de fotossíntese. Isso implica emmenos organismos produtores e consumidores, o que justifica a diminuição da biomassa com a profundidade.

(UERJ ) Na maioria dos casos, a energia de um ecossistema origina-se da energia solar. Afigura abaixo mostra alguns seres componentes do ecossistema de um lago.

Considere que, no lago, existam quatro diferentes espécies de peixes. Cada uma dessas espécies se alimenta exclusivamente de umdos quatro componentes indicados. O peixe que teria melhores condições de desenvolvimento, em função da disponibilidade energética, seria o que se alimentasse de: (A) algas (B) insetos (C) copépodes(D) crustáceos

(UERJ) Além do impacto ambiental agudo advindo do derramamento de grandes quantidades de óleo em ambientes aquáticos, existem problemas a longo prazo associados à presença, no óleo,de algumas substâncias como os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, mutagênicos e potencialmente carcinogênicos. Essas substâncias são muito estáveis no ambiente e podem ser encontradas por longotempo no sedimento do fundo, porque gotículas de óleo, após adsorção por material particulado em suspensão na água, sofrem processo de decantação.

As substâncias mutagênicas mencionadas no textopodem atingir o topo da pirâmide alimentar através do fenômeno denominado:

A) Biogênese

B) biossíntese

C) biodegradação

D) bioacumulação

MAGNIFICAÇÃO TRÓFICA!!!

SociedadesIntegrantes anatomicamente separados Divisão de trabalho Cupins Formigas Abelhas

Relações Ecológicas (Harmônica – Intra)

Colônias
Integrantes anatomicamente unidos e fusionados Pode ou não haver...
tracking img