Economica capitulo 11

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Macroeconomia estuda a economia como um todo. Microeconomia – estuda unidades econômicas individuais e de mercados específicos, Os objetivos da política econômica são:1 alto nível de emprego; 2 Estabilidade de Preços;3 Distribuição Eqüitativa de Renda;4 Crescimento Econômico: Políticas de estabilização da inflação são compatíveis com melhoria no grau de distribuição da renda.Ao reduzir as perdasdos trabalhadores (principalmente os de baixa renda), para os quais a inflação é um imposto, melhora a renda real dessa classe de renda. O ocorrido no período imediato ao Plano Real, de junho de 1994, ilustra esse ponto. Instrumentos meios de política econômica: a)Política Fiscal: Gastos Públicos e Impostos. Afetam o lado real da economia;Política Monetária: quantidade de moeda e títulospúblicos. Ex.taxa juros.Política Cambial e comercial: relacionadas ao setor externo da economia. taxa de câmbio.Política de rendas: intervenção direta do governo na formação de renda (salários, aluguéis). Estrutura Analise Econ.Merc. Bens e Serviços- Oferta Agregada de bens e serviços = Demanda Agreg. de bens e serviços, variáveis são:nível de renda e produto nacional;nível de preços;consumoagregado;poupança agregada;investimentos agregados;exportações globais;importações globais.Merc. monetário-Oferta de Moeda = Demanda variáveis:taxa de juros;estoque de moeda.Merc. de títulos;Oferta de Títulos = Demanda, variável preço dos títulos.Merc. de trabalho;Oferta de Mão de Obra = Demanda,variáveis Nível de emprego;Taxa de salários monetários.Merc. de divisas.Oferta de Divisas = Demanda, variável taxade câmbio. Metas de política macroeconômica- natureza conjuntural: Nível de Emprego e Estabilidade de Preços. Natureza estrutural: Distribuição de renda e Crescimento Econômico. Objetivo do governo é o crescimento econômico que medidas fiscais:Aumento dos Gastos Públicos e Redução da Carga Tributária.Política Fiscal Mais eficiente qdo objetivo é uma melhoria na distribuição da renda, temprinc.anterioridade.Política Monetária é mais difusa,vantagem é que pode ser implementada logo após a sua aprovação, desemprego passou a preocupar os economistas a partir de 1930, em decorrência da Grande Depressão, dado que antes desse período o desemprego não preocupava a maioria dos economistas, pelo menos nos países capitalistas, isto porque predominava o Pensamento Liberal, que acreditava que osmercados, sem interferência do Estado, conduziriam a economia ao pleno emprego de seus recursos ou a se produto potencial.
9- Como opera o Fluxo Circular da Renda- é uma união do fluxo real(bens e serviços anti horário) e do monetário(horário),Dois tem sentidos opostos. (Merc. Fatores, Indivíduos, Empresas, Merc. Produtos)
Mercado de Fatores RN = ( ( Salários, Juros, Alugueis e lucros)
Mercado deProdutos PN e DN = ( (Venda da Produção a preços finais e Receita das vendas pelas empresas)
Poupança Agregada(S): É a parcela da Renda Nacional(RN) que não é consumida no período, isto é: S = RN – C
Investimento Agregado(I):É o gasto com bens que foram produzidos, mas não foram consumidos no período, e que aumentam a capacidade produtiva da economia para os períodos seguintes. Invest.Agregado= Invest. em Bens de Capital + Variação de Estoques.Compra de ações não é um investimento no sentido econômico. Trata-se de uma transferência financeira, que não aumentou a capacidade produtiva da economia.
Depreciação de Ativos Fixos: máquinas e equipamentos desgastados pelo processo produtivo no período anterior.
Investimento Bruto e Investimento Líquido: Investimento Líquido =InvestimentoBruto deduzido da depreciação. (Il = Ib – D). Produto Nacional a Preços de Mercado: = Renda Nacional a Custo de Fatores (salários, juros, aluguéis e lucros) + Impostos indiretos deduzidos os subsídios.PNpm = RNcf + (Ti – Su).
Renda Líquida Enviada ao Exterior(RLE): A diferença entre renda recebida e a renda enviada ao exterior.
Produto Interno Bruto(PIB): Corresponde ao Produto Nacional...
tracking img