Argamassas - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Argamassas-resumo!
Galera hoje vamos falar sobre Argamassas!

As argamassas são materiais de construção constituídos pôr uma mistura íntima de um ou mais aglomerantes, agregado miúdo e água. Além destes componentes essenciais, presentes nas argamassas, podem ainda ser adicionados produtos especiais, com a finalidade de melhorar ou conferir determinadas propriedades ao conjunto.
Osaglomerantes podem ser utilizados isolados ou adicionados a materiais inertes. No caso de um emprego de um aglomerante e água, exclusivamente, estamos na presença de uma pasta.
As pastas são de uso restrito em construções, não só pelo seu elevado custo, como pelos efeitos secundários que se manifestam, principalmente retração.

Classificação das argamassas
Várias são as classificações que podem serapontadas para as argamassas, dependendo do ponto de vista. Segundo o emprego podem ser classificadas em:

Comuns, quando se destinam a obras correntes. Essas pôr sua vez podem se subdividir em:

- Argamassas para rejuntamento nas alvenarias;
- Argamassas para revestimento;
- Argamassas para pisos;
- Argamassas para injeções;

Refratárias, quando devemresistir a elevadas temperaturas; neste caso serão feias com agregados especiais, como argila refratária, vermiculite, etc..

Segundo o tipo de aglomerante classificam-se em:
- Aéreas, de cal aérea e gesso;
- Hidráulicas, de cal hidráulica ou cimento;
- Mistas, com um aglomerante aéreo e um hidráulico, geralmente cal aérea e cimento;

Das argamassas as maisimportantes são as de cal aérea, as de cal e cimento. Entre nós, as argamassas de gesso são usadas exclusivamente em decoração, e as de cal hidráulica não são empregadas.

Segundo o número de elementos ativos são classificadas em:
- Simples, quando possuem apenas um elemento ativo;
- Compostas, quando possuem mais de um elemento ativo;

Segundo a dosagem podem ser classificadas em:- Pobres ou magras, quando o volume de aglomerantes é insuficiente para preencher os vazios entre os grãos do agregado;
- Cheias, quando os vazios acima referidos são preenchidos exatamente pela pasta;
- Ricas ou gordas, quando há um excesso de pasta;

Segundo a consistência podem ser:
- Secas;
- Plásticas;
- Fluidas;

A escolha de umdeterminado tipo de argamassa está condicionada às exigências da obra (resistência mecânica, impermeabilidade, porosidade, estrutura, etc.).


Tipos de argamassas

Argamassa aéreas

Argamassa de cal aérea
As argamassas de cal são muito mais coesas do que as de cimento, de mesmo traço, pôr isso elas necessitam de menos aglomerantes do que as de cimento, para obter-se uma massa comtrabalhabilidade própria para rejuntamentos e revestimentos.
As argamassas magras de cimento tornam-se, pela adição de cal, mais trabalháveis.
As argamassas de cal retém durante mais tempo a água de amassamento; as pedras, os tijolos e blocos das alvenarias, quando secos, retiram a água das argamassas de cimento mais rapidamente do que das argamassas de cal.
Estas razões demonstram ser vantajosos paraa trabalhabilidade das argamassas o emprego da cal aérea. Entretanto, as resistências mecânica dessas argamassas são muito baixas, podendo-se tomar como valor médio a resistência de 10 Kgf/cm².

Argamassa de gesso
As argamassas de gesso são empregadas em todos os revestimentos internos de categoria. As argamassas de gesso para revestimento são necessários gessos que tenham um tempo de pegalento e que sejam de endurecimento rápido. O gesso deve ser misturado com areia no traço de 1:1 a 1:3, e toda adição maior de areia ocasionará uma diminuição sensível da resistência.
Para retardar o tempo de pega da argamassa, pode-se adicionar uma certa quantidade de cal.

Argamassas hidráulicas
As argamassas hidráulicas são materiais que pelas características do aglomerante endurecem pela...
tracking img