Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: Jéferson Weslley Silveira Da Costa RA: 329679

Tutor Presencial: Antonio Maria Fontenele

Disciplina: Economia

Professor EAD: MA. RENATA MACHADO GARCIA DALPIAZ

Universidade Anhanguera - Uniderp

Pólo de Apoio Presencial de Acaraú - Ceará

Curso: Administração

Equipe: Jeferson Weslley Silveira da Costa RA: 329679

Leonardo Francisco de Moura Fontelles RA:302390

Paulo Marcelo de Freitas Júnior RA: 308018

Karen Drielly dos Santos Soares RA: 302182

Jacielly Viviane Nascimento Silva RA: 344833

ECONOMIA

Acaraú – Ceará
Setembro de 2011

Etapa nº 1
Custo de Oportunidade
Exemplo
Exemplo de custo de oportunidade: um fato ocorrido em uma empresa prestadora de serviços, mais precisamente umafranquia Microlins, que oferece cursos profissionalizantes e é uma marca respeitada nesse mercado. Como muitas empresas a Microlins também enfrenta problemas de atrasos e inadimplência no pagamento dos serviços oferecidos, então para tentar estimular que seus alunos efetuem o pagamento das parcelas em dia foi realizada uma “promoção” em que os alunos que efetuassem o pagamento das parcelas em diaganhariam um cupom para concorrer a 02 cursos determinados pela franquia. Caso o aluno além de pagar a parcela do mês vigente efetuasse o pagamento também de uma ou mais parcelas vincendas ele ganharia um cupom para cada dia de adiantamento da parcela, tendo assim mais chances de ganhar os prêmios.

Essa promoção que visa estimular o pagamento/ adiantamento de parcelas com a oferta de cursoscomo premiação implica em um “sacrifício” para a empresa, pois ela está abrindo mão do lucro que obteria com a venda desses cursos. Em contra partida essa promoção reduziu o índice de inadimplência e estimulou o adiantamento de parcelas reduzindo assim o índice de inadimplência e aumentando a receita do mês. Assim sendo o custo de oportunidade da empresa foi o sacrifício de sua receita, mas oresultado obtido cobriu essa despesa.

Ex. 2
Uma empreendedora utilizou um amplo e bem localizado imóvel da família
para instalar um Salão de Beleza, após anos de trabalho percebeu que
os lucros mensais do negócio estavam estabilizados e rendiam
aproximadamente R$ 5 mil por mês, no entanto, caso optasse por alugar
o imóvel obteria um aluguel mensal de pelo menos R$ 8 mil, esse seria
portanto oseu custo de oportunidade, ele não aparece na contabilidade
do Salão de Beleza mais mostra a empresária qual é a melhor opção de
emprego do imóvel.

Curva de Possibilidade de Produção.
Devido a limitação de recursos, a produção total, de um país, por exemplo, tem um limite máximo, uma produção potencial, que é representada por um ponto sobre a curva. Quando o ponto está dentro da curvaa economia está operando com capacidade ociosa ou desemprego de recursos (fatores de produção sub-utilizados). Quando o ponto está fora da curva há uma situação impossível de utilização de mais recursos do que os disponíveis. Esse ponto somente será atingido com um aumento na CPP, que representará um acréscimo de fatores de produção representando o desenvolvimento.
Vamos imaginar queuma economia produza apenas dois tipos de bens: alimentos e roupas. Se todos os fatores disponíveis fossem destinados a produção de alimentos, poderia ser obtida a quantidade de 10 milhões de toneladas de alimentos. Naturalmente, nessas circunstâncias, não seria obtida uma única peça de vestuário. Por outro lado, se todos os fatores disponíveis fossem alocados na produção de roupas, poderiam serobtidas 20 milhões de peças de vestuário. Neste caso, igualmente, não seria produzida uma única tonelada de alimento.
Esse exemplo esclarece os limites que uma economia tem para produzir o necessário ao atendimento das necessidades das pessoas. No entanto, sabe-se que as pessoas gostariam de consumir roupas e alimentos. Nesse caso, a economia iria seus recursos disponíveis na produção de dois...
tracking img