Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Concentração de empresas:
Fusões e aquisições

Há dois tipos de concentração industrial:

A concentração vertical que é quando uma indústria concentra todas as fases da produção deuma matéria-prima, da extração até à colocação do produto final no mercado. Por exemplo, uma empresa têxtil que possui áreas de plantação de algodão, fábricas de fios, tecelagens para produção detecidos e, finalmente, uma confecção de roupas, não dependendo assim de outras empresas para a produção dos seus bens;

A concentração horizontal que ocorre pela fusão ou absorção deempresas que trabalham com o mesmo tipo de produção industrial, ou seja, consiste no agrupamento de empresas que produzem determinado produto, porém, sem controlar os produtores de matéria-prima. Afusão da ZON com a Optimus é um exemplo de concentração horizontal.

Com o objetivo de se defenderem em situação de crise, as grandes empresas têm vindo a estabelecer acordos e fusões econstituído multimonopólios especializados em sectores de actividade diferenciados.

As formas adoptadas pelas empresas para se defenderem da concorrência são variadas:

• A fusão: Que équando as empresas envolvidas, geralmente com porte semelhante, combinam-se por meio de permuta de ações, dando origem a uma outra empresa. Ou seja, é a união de duas ou mais empresas que deixamde existir legalmente para formar uma terceira, com nova identidade, teoricamente sem prevalecer nenhuma das empresas anteriores e normalmente, o controle administrativo pela maior ou maispróspera das duas.

• A aquisição: Que é quando ocorre a compra do controle acionário de uma empresa por outra, determinando o desaparecimento legal da empresa comprada, implicando em alto grau deinvestimento e de controlo, além de um processo de integração mais complexo. Dessa forma, trata-se da compra de uma empresa por outra, na qual somente uma delas manterá sua identidade....
tracking img