Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Durante muitos anos a inflação no Brasil constituiu-se num fenômeno que desafiou a economia nacional, e cujo combate, por fim, acabou por unir a população.
Antes um país exclusivamente agrário, voltado para a produção de produtos primários, o Brasil começou a experimentar o poder de um ciclo inflacionário quando decidiu mudar o perfil de sua economia, ao implantar sua própria indústria. Talempreitada teria que ser executada praticamente do nada, pois o Brasil importava todo e qualquer produto manufaturado. Isto, claro, pediu um grande investimento por parte de um país que só poderia pagar com produtos agrícolas primários. Em tais situações, o que acontece é que o governo desvaloriza sua própria moeda, para incentivar a entrada de divisas, e começa a imprimir mais dinheiro, para custearos gastos dos investimentos, e com o Brasil, não foi tão diferente, pois já em 1942 é abandonado o padrão Real, que vinha sendo utilizado desde os tempos do Brasil Colônia, sendo adotada nova moeda, o Cruzeiro.
A inflação iria surgir como problema visível na administração de Juscelino Kubitschek, que deu prosseguimento à política de industrialização do Brasil, de modo ainda mais acelerado. Noinício do Regime Militar, o cenário era de paralisação econômica e aceleração inflacionária. As obras grandiosas planejadas pelos militares geraram uma conta a ser paga no futuro, pois os empréstimos que as pagavam faziam crescer a dívida externa exponencialmente. É implementado em 1964 o Plano de Ação Econômica do Governo – PAEG com o objetivo de diminuir a inflação que estava por volta de 7,65% aomês, para 1,85% em 1968, mas sem nenhum sucesso.
O Plano Collor é o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflação criados durante a presidência de Fernando Collor de Mello (1990-1992), sendo o plano estendido até 31 de julho de 1993, quando foi substituído pelo embrião do que vinha a ser o Plano Real, implantado oficialmente em 1994. O plano era oficialmentechamado Plano Brasil Novo, mas ele se tornou associado fortemente a figura de Collor, e "Plano Collor" se tornou nome de facto.
O plano Collor foi instituído em 16 de Março de 1990, um dia depois de Collor assumir a presidência e combinava liberação fiscal e financeira com medidas radicais para estabilização da inflação. As principais medidas de estabilização da inflação foram acompanhadas deprogramas de reforma de comércio externo, a Política Industrial e de Comércio Exterior, mais conhecida como PICE, e um programa de privatização intitulado Programa Nacional de Desestatização, mais conhecido como PND.
O Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em 28 de fevereiro de 1986, com base no decreto-lei nº 2.283, de 27 de fevereiro de 1986, sendo JoséSarney o presidente da República e Dílson Funaro o ministro da Fazenda.
As principais medidas contidas no Plano eram:
* Congelamento de preços de bens e serviços nos níveis do dia 27 de fevereiro de 1986;
* Congelamento da Taxa de Câmbio por um ano em 13,84 Cruzados = 1 Dólar e 20,58 Cruzados = 1 Libra
* Reforma monetária, com alteração da unidade do sistema monetário, que passou adenominar-se cruzado (Cz$), cujo valor correspondia a mil unidades de cruzeiro;
* Substituição da Obrigação Reajustável do Tesouro Nacional ORTN, título da dívida pública instituído em 1964, pela Obrigação do Tesouro Nacional (OTN), cujo valor foi fixado em Cz$106,40 e congelado por um ano;
* Congelamento dos salários pela média de seu valor dos últimos seis meses e do salário mínimo em Cz$ 804,00,que era igual a Aproximadamente a US$ 67,00 de Salário Mínimo.
* Como a economia fora desindexada, institui-se uma tabela de conversão para transformar as dívidas contraídas numa economia com inflação muito alta em dívidas contraídas em uma economia de inflação praticamente nula;
* Criação de uma espécie de seguro-desemprego para aqueles que fossem dispensados sem justa causa ou em...
tracking img