Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA

- O problema econômico

- Definições e problemas econômicos

“Economia é a ciência dos escassos recursos das sociedades humanas: ela estuda as formas assumidas pelo comportamentohumano da disposição onerosa do mundo exterior em decorrência da tensão existente entre os desejos ilimitados e os meios limitados aos agentes da atividade econômica” (definição de Raymond Barre).“Economia é a ciência que se preocupa com o estudo das leis econômicas indicadoras do caminho que deve ser seguido para que seja mantida em nível elevado a produtividade, melhorando a o padrão de vidadas populações e empregados corretamente os recursos escassos” (definição de Paul A. Samuelson).

Problemas econômicos decorrentes da:

I - escassez de recursos: trata-se da questão de optar pelamelhor canalização dos recursos (que são finitos) para os diversos setores produtivos e ainda decidir sobre como deverá ser organizada a atividade econômica (ou seja, o cobertor é curto para cobrirtantas necessidades).
A economia, como ciência da escassez, se procura em resolver questões como:
a – necessidade de coordenação dos escassos recursos;
b – divisão ou procura de maior eficiênciapara o trabalho humano;
c – problemas decorrentes da produção em massa, da expansão tecnológica e da crescente penetração da ciência nas atividades produtivas;
d – pesquisas para o aumento naprodutividade agropecuária;
e – lutas de classes, conflitos entre grupos sociais, negociações comerciais interna e externas, problemas de repartição de renda;
f – as disputas ideológicas que tem como pontode partida a organização da atividade econômica, os graves problemas do ajustamento da oferta global à procura global, etc.

Como visto, os problemas a que se preocupa a economia como ciência sãoinfinitos, haja visto que os recursos são escasso e as necessidades são ilimitados.

Este fato faz com que todos os bens não sejam livres. Apenas o ar atmosférico é um bem livre. Já a água...
tracking img