Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA III FÍSICA CIVIL
6. FLUXO ELÉTRICO 6.2. FLUXO E LINHAS DE CAMPO
Vamos admitir que, para ilustrar a relação entre fluxo e o número de linhas do campo elétrico atravessando uma superfíciefechada, temos que cada unidade de carga q é representada por um número específico de linhas de campo, por exemplo, seis linhas. Qual o fluxo líquido em cada uma delas ?

ENGENHARIA III FÍSICACIVIL
6. FLUXO ELÉTRICO 6.2. FLUXO E LINHAS DE CAMPO
A superfície abaixo envolve as cargas + q e – q. Qual o número de linhas de campo e o fluxo total ?

ENGENHARIA III FÍSICA CIVIL
6. FLUXOELÉTRICO
A relação entre o fluxo total através de uma superfície fechada e a carga resultante envolvida por ela é sempre válida, contudo esta relação só pode ser usada para determinar o campo elétrico empontos do espaço, se a geometria da carga e da superfície tiverem elevado grau de simetria.

+5q

ENGENHARIA III FÍSICA CIVIL
7. LEI DE GAUSS
Em uma superfície fechada, podemos calcular o fluxoelétrico através da ˆ superfície e, por convenção, sempre escolhemos o vetor unitário n como saindo da superfície em cada ponto. A integral sobre uma superfície fechada é indicada por .



O fluxoresultante ou total sobre uma superfície fechada S é escrito como:

 RES 



S

ˆ E ndA



S

En d A

O fluxo resultante através de uma superfície fechada é positivo ou negativo, dependendo se E está predominantemente saindo ou entrando na  superfície. Em pontos da superfície onde E está entrando, E n é negativo.

ENGENHARIA III FÍSICA CIVIL
7. LEI DE GAUSS
O fluxoresultante para fora de qualquer superfície fechada é igual à carga resultante no interior da superfície dividida por 0 :

 RES 



S

ˆ E ndA



S

Qdentro En d A  0

Esta é aLei de Gauss. Ela reflete o fato de que o campo elétrico devido a uma única carga puntiforme varia com o quadrado da distância à carga. Esta propriedade permitiu desenhar um número fixo de linhas...
tracking img