Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1- Passo 2

Considerando então o ramo de negócios escolhido – Celulares Smartfones- analisar-se-ão aspectos referentes à quantidade de compra e venda do produto, comportamento do consumido e influencias da economia sobre o ramo deste negócio então, escolhido.
Quanto à quantidade de compra e venda do produto salienta-se que de acordo com as pesquisas feitas pela IDC – aprincipal provedora global de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para as indústrias de tecnologia da Informação e Telecomunicações – a venda de celulares e tablets não para de aumentar no Brasil.
Os fabricantes, por sua vez, já perceberam que possuem aqui um grande mercado no qual vale a pena investir. Para se ter uma noção, alcançou-se a marca de 27,3 milhões decelulares vendidos durante os seis primeiros meses de 2012. Deste total, 6,8 são smartphones e 20,5 milhões são os chamados feature phones, aparelhos tradicionais que possuem todas as funcionalidades básicas e têm acesso à Internet, mas que não possuem um sistema operacional como o outro.
Analisando de forma vertical os números do primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2011, a IDCconcluiu que o mercado de aparelhos celulares de forma geral sofreu uma queda de 16%, e o mercado de feature phones queda de 29%. Porém, os smartphones tiveram alta de 77%. Com este mercado em constante crescimento, a variedade desses aparelhos inteligentes permite que o consumidor opte por aquele que possuir um melhor custo-benefício. Surge aqui a questão do aumento da concorrência entre osfabricantes, pois a tendência é que o preço desses produtos caia significativamente nos próximos anos.
Em dados numéricos, conforme aIDC é de que o mercado total de celulares chegue à marca de 62 milhões de unidades comercializadas em 2012. Os aparelhos com sistema operacional devem ter alta de 82%, e os aparelhos celulares tradicionais queda de 21% em relação ao ano de 2011, ainda de acordo comas previsões da IDC, até 2015 os smartphones devem representar 57% do mercado total de celulares no Brasil.
Retomando a teoria acima, nota-se que a entrada de smartphones no Brasil é de 14% da população, o que significa que um em cada sete brasileiros possui um smartphone, número que equivale a aproximadamente 27 milhões de pessoas no país. Desse total de smartphones, 28% funcionam comsistema operacional Android, 10% com BlackBerry OS e 6% utilizam o iOS, da Apple, para citar apenas os 3 mais conhecidos.
Com relação ao número de acessos diários à internet através dos smartphones, 40% dos proprietários de smartphones acessam a rede diversas vezes ao dia, 18% se conectam de duas a três vezes, e 21% o fazem apenas uma vez no dia. Há também os donos de smartphones que nãoacessam a internet nenhuma vez por dia, que representam 19% do total. Mais de um terço (34%) desses acessos são feitos em várias sessões curtas de conexões à rede ao longo do dia.
Já o comportamento do consumido em relação a este produto é um dos mais significativos, tendo em vista que há pessoas que chegam a ter 2 a 3 modelos de celulares. Mas mesmo com esse fascínio por estes aparelhos, háum comportamento também de descontentamento quanto às tarifas e as falhas nos sinais que prejudicam o bom funcionamento do aparelho.
Ainda, contemplando o comportamento do consumidor e as influencias da economia sobre o ramo de negócios escolhido percebe-se que esta linha negócios com telefonia celular é um dos serviços que mais evoluem no mercado, com muita oportunidade de começar acrescer gradativamente.
É um ramo de atividade com giro rápido fruto da evolução tecnológica, que teve suas raízes no Brasil no período de janeiro a outubro de 2011 onde as vendas cresceram 148%, conforme pesquisa realizada pelo instituto Nielsen.   E os preços de modelos como smartphones caíram em média 30%, colaborando então, com o crescimento das vendas, contemplando este ritmo em novembro...
tracking img