Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - RN
O CRC realiza um ciclo de seminários na área trabalhista sobre a obrigatoriedade do novo TRCT e conectividade social com certificação social com certificado digital. A ação e uma parceria com a caixa econômica federal e o ministério do trabalho e emprego que terá continuidade nas cidades de João câmara, Natal e Parnamirim, nos dias 22, 23 e 24,respectivamente. Dos 11 seminários previstos inicialmente, já foram realizados seis.
O SINDCONT realiza palestras sobre o EFD/SPED e tem como tema novo retificação de EFD. O intuito principal da iniciativa e possibilitar aos profissionais contábeis mais uma oportunidade para tirar duvidas sobre o sistema publico de escrituração digital, o SPED. E também tem marcada outra palestra com o tema SPED mais com ofoco no PIS/CONFINS.
Houve mudanças na contabilidade pública com o foco no controle do patrimônio público, de acordo com o contador do TCE/RN e membro da comissão para assuntos da área pública do CRC/RN, Luis Laffitte, a publicação bimestral do tribunal de contas do RN, quando abordou as novas perspectivas da contabilidade aplicada ao setor público, decorrentes das portarias 828/2011 e 231/2012,ambas da secretaria do tesouro nacional.
O contador destacou o que muda com a nova realidade. O maior desafio e mudar a cultura adquirida ao longo do tempo nos órgãos públicos, porque com a nova implantação da contabilidade, todos terão um mesmo plano de contas, o que vai padronizar todo o sistema contábil, e ele explicou que uma das modificações e que as novas normas da contabilidade aplicada aosetor público priorizam o controle do patrimônio público. Isto é, haverá uma cotidiana avaliação e revelação dos bens públicos.
A obrigatoriedade do contratrato de prestação de serviços e obrigatória, a caso não venha ser feita e a presente resolução constitui infração ao artigo 24, inciso XIV, da resolução do CFC n° 960/03 ( regulamento geral dos conselhos de contabilidade ) e ao antigo 6 docódigo de ética profissional do contabilista. Sujeitando-se a penalidades previstas no artigo 25 da deferida resolução do CFC n° 960/03, no artigo 27, alínea “C”, do decreto-lei 9.295/46 e no artigo 12 do CEPC (resolução CFC n°. 803/96).
A obrigatoriedade da escrituração contábil e que o empresário e a sociedade empresarial são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com abase na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantas anualmente o balança patrimonial e o de resultado.
Os artigos 1.180 e 1.181 do citado código trazem: no artigo 1.180 além dos demais livros exigidos por lei, é indispensável o diário, que pode ser substituído por fichas no caso de escrituração mecanizada ou eletrônica art. 1.181. Salvodisposição especial de lei, os livros obrigatórios e se for o caso, as fichas , antes de postos em uso, devem ser autenticados no registro.
INSTITUTO DOS AUDITORES INDEPENDENTES DO BRASIL - IBRACON

O Ibracon – instituto dos auditores independentes do Brasil é uma associação que congrega profissionais auditores independentes e contadores e, por este motivo adotou os preceitos do código de éticaprofissional contabilista como aplicável a seus associados, bem como os princípios legas que regem a profissão de contabilista e as normas profissionais aplicáveis ao contador e ao auditor independente.
A diretoria nacional da Ibracon avalia a implantação das ações em reunião mensal com o objetivo de avaliar a implantação do planejamento no instituto. Uns dos pontos discutidos foram às linhas deação do ibracon, com o destaque para os projetos de educação continuada, de ampliação do numero de associados e de relacionamento político institucional de cada uma das regionais que são fundamentais para o fortalecimento do instituto e da profissão.
Reunião da CNNT realizada no ibracon definem pontos importantes, o coordenador do comitê de normas de auditoria (CNA), apresentou cinco drafts de...
tracking img