Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Choque de oferta e demanda aquecida estimulam alta dos preços
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-04-01/choque-de-oferta-e-demanda-aquecida-estimulam-alta-dos-precos
Brasília – Dirigindo150 quilômetros por dia entre a casa, o trabalho e a escola do filho, a servidora pública Sheyla Gonçalves, 38 anos, sentiu o peso do aumento dos combustíveis nos últimos meses. De R$ 400, a despesasaltou para R$ 600. Para reduzir o estrago no orçamento doméstico, ela pensa em cortar outras despesas. “Terei de restringir várias coisas, como lazer e vestuário”, constata Sheyla, que vive emBrasília.Os combustíveis são um dos principais vilões da inflação, que fechou fevereiro em 6,36%, no acumulado de 12 meses pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), quase 2 pontos acima do centro dameta de 4,5% para 2011. Para especialistas ouvidos pela Agência Brasil, um cenário de choque de oferta, combinado com uma demanda aquecida, e falhas na estrutura de mercado têm estimulado a alta nospreços, não apenas dos combustíveis.
O que se inicia como um encarecimento temporário, provocado por fatores externos, corre o risco de se espalhar pela economia por meio de reajustes generalizados.“Atualmente, não sei o que não está contribuindo para a inflação”, diz o economista-chefe da corretora Convenção, Fernando Montero. “Um choque de oferta em meio a uma demanda aquecida torna a inflação maispersistente.”
Segundo o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Reinaldo Gonçalves, boa parte da inflação atual tem origens no exterior. Do segundo semestre de 2009 para cá, o aumento nademanda por alimentos em todo o mundo impulsionou o preço dos bens primários no mercado internacional. Esse processo impulsiona os produtores rurais a exportarem. Ao sobrarem menos bens no mercadointerno, os preços sobem para os brasileiros.
Um dos produtos mais afetados por esse processo é a cana-de-açúcar. Por causa da alta do açúcar no exterior, os usineiros preferem vender o produto no...
tracking img