Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Os trabalhos no campo da ciência econômica são particularmente marcados por duas teorias que são: a teoria dos mercados eficientes e a hipótese das expectativas racionais. Ocorrem essas teorias, por conta de premissas relacionadas à noção da racionalidade dos agentes e a capacidade dos mesmos de realizar ótimas escolhas, e também de acordo com as teorias que tentam explicar ofuncionamento dos mercados financeiros e propõem explicar a dinâmica a partir de motivações plenamente racionais.
Uma crise financeira é normalmente desencadeada quando há, em determinada nação, um maior número de agentes pessimistas em relação aos demais. Suas principais conseqüências são a desvalorização de ativos financeiros e a iliquidez de diversas instituições, ou seja, a confirmação e oagravamento dos motivos que geraram o pessimismo inicial.
A crise financeira de 2008, nos Estados Unidos foi uma crise no pagamento de hipotecas se alastrou pela economia e contaminou o sistema mundial. também chamada de Grande Recessão, é um desdobramento da crise financeira internacional precipitada pela falência do tradicional banco de investimento estadunidense Lehman Brothers, fundado em 1850.
NoBrasil, os impactos da crise sobre a taxa de câmbio trouxeram a tona os indícios de que o mercado nacional não esteve imune ao movimento de maior exposição em operações especulativas (derivativos cambiais) que caracterizou as estruturas de financiamento globais nos anos anteriores a 2008. No Brasil exibia um cenário de elevado otimismo com o aquecimento da atividade econômica, concomitante ao quadrode relativa euforia.
Dentro do trabalho será exposto a crise financeira e o comportamento do mercado brasileiro. Para distinguir melhor, o trabalho está organizado em três partes que serão: primeiramente, a apresentação dos principais conceitos presentes nas explicações da corrente econômica sobre o funcionamento do mercado financeiro, os desdobramentos críticos e as colocações de Minsky, em umsegundo momento será analisado o comportamento do mercado financeiro no contexto da crise de 2008, evidenciando a influencias das expectativas e da incerteza na dinâmica interna e finalizando com os resultados do estudo econometrico que tenta mostrar de forma quantitativa as implicações de elementos subjetivos no comportamento do ambiente financeiro do Brasil.
LITERATURA NEOCLÁSSICA SOBRE OFUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
Galbraith desenvolveu uma interessante discussão sobre a fragilidade do mercado, chamando atenção devida um aumento espetacular nos preços dos ativos transacionados sendo todos os que ele havia estudado, sendo justificada pela descoberta do novo seja um novo instrumento financeiro, seja uma oportunidade de investimento não vislumbrada até então. Semelhante a Minsky, essasinovações foram estimulante ao quadro de euforia que acaba se refletindo no aumento do grau de alavancagem das obrigações assumidas pelos investidores. Toda essa situação também ocorreu em meados de 2008 com a crise financeira, temo com mais grave crise desde a quebra da Bolsa de Valores americana em 1929, gerando uma euforia, com efeitos ilustrados na movimentação dos preços do imóvel residênciasnos Estados Unidos.

Essa elevação ao risco geralmente é manifesta pelos investidores e seu grau de alavancagem de suas posições, o torna maios as estratégias individuais sobre preços dos ativos, tendo uma intensidade maior no valor dos ambientes financeiros, com a lógica de valorizar o apoio no possível aumento seqüente dos preços futuros do s ativos, onde o ganho financeiro setorna maior, sendo de lucros , quando na elevação de preço dos seus produtos. O contexto opera na crise americana, com características de explosão nas negociações do mercado imobilizado, com perspectivas de valorização dos imóveis quanto nos ativos financeiros.
Três etapas podem ser identificadas na evolução da crise econômica. Sendo uma delas, as operações de créditos que eram realizadas com...
tracking img