Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Curso de Economia
Ciência Política
Prof. Tadeu Silvestre da Silva

Roteiro de Estudos – no. 1

AULAS 2 e 3: Política – para não ser idiota

Faça uma breve dissertação (comintrodução, desenvolvimento e conclusão) sobre as principais ideais discutidas por Mário Sérgio Cortella e Renato Janine Ribeiro no texto Política – para não ser idiota.

AULA 5: Maquiavel e o Realismo Político1 – Discorra resumidamente sobre o contexto histórico (cultural, político e econômico) em que vivia Maquiavel quando escreveu O Príncipe.

2 – Por que é possível dizer que Maquiavel inaugurou apolítica como ciência autônoma. Explique como a obra de Maquiavel representa uma ruptura com a tradição do pensamento político.

3 – Na perspectiva realista de Maquiavel, como é o mundo da política?4 – Qual é a visão de Maquiavel sobre a postura necessária ao príncipe? Em seu processo decisório, o soberano deve ser influenciado por aspectos morais? Explique.

6 – Explique os conceitos defortuna e virtú.

5 – A virtú do soberano, de que fala Maquiavel, pode ser confundida com virtudes morais? Argumente a esse respeito.

6 – O que Maquiavel quer dizer quando recomenda que o príncipedeve “praticar o bem sempre que possível, mas o mal quando necessário”?

7 – Os políticos atuais se inspiram em Maquiavel? Procure lembrar fatos e comportamentos que possam justificar ou não essaideia.

8 – Tomando como base a atitude de César Bórgia contra seu ministro tirano, Dom Ramiro D´Orco, analise o significado das seguintes ideias presentes em O príncipe:

a) A um príncipe, émelhor ser temido do que ser amado, pois o homem é egoísta e o amor é muito mais frágil do que o temor. O príncipe que é amado pode rapidamente perder sua autoridade; já o príncipe temido pode semprereforçar sua autoridade com ações violentas.


b) Embora o governante deva procurar ser temido, não deve ser odiado, pois os súditos perderiam o respeito, e o governante passaria a temer a...
tracking img